Entretenimento Geral Tecnologia

A Era dos Podcasts: os programas em áudio que levam informação e diversão a milhões de ouvintes

Nova forma de entretenimento que vem ganhando destaque, os podcasts estão entre os mais reproduzidos no Spotify

Um formato de mídia que já existe há um bom tempo aqui no Brasil mas só começou a ganhar destaque nos últimos anos é o podcast. Trata-se de uma maneira de publicar áudios gravados que remetem ao rádio, porém de forma diferente. O podcast não tem horário, podendo ser reproduzido a qualquer hora e lugar, devido a sua simplicidade.

O serviço de streaming de música Spotify é um dos grandes responsáveis por essa fama atribuída ao Podcast, já que a empresa investe pesado nos podcasts em geral e essa parceria tem dado frutos. Segundo levantamento da própria empresa, graças a essa colaboração, os usuários da plataforma que pagam pelo plano Premium (plano que não precisa ver propagandas) teve um aumento de 124 milhões, somado ao número de usuários ativos, que cresceram 31%. Devido a isso, atualmente a plataforma conta com 271 milhões de usuários, tanto do plano Premium como o normal. A Spotify tem como planejamento para 2020 um grande investimento: terminar o ano com 150 milhões de assinantes Premium e mais de 300 milhões de assinantes ativos. Segundo a empresa, os podcasts são cruciais para chamar a atenção de clientes para o serviço de streaming de música.

“Acho que é uma tendência mundial a produção de podcasts. Não apenas as emissoras de rádio mas o veículos de comunicação em geral, como a Folha de São Paulo e o portal de notícias G1, investiram muito nesse formato. Creio que o podcast veio para fortalecer outros meios, não somente o rádio. Por que por mais que se criem efeitos, o áudio continua sendo o astro, ele é o protagonista”, comenta a radiojornalista Mônica Nunes.

Entre os podcasts mais famosos, um que está presente no Brasil desde 2006 e que pode-se dizer que é precursor deste serviço no país é o Nerdcast. Comandado pelo grupo Jovem Nerd, parceria dos amigos Alexandre Ottoni (o Jovem Nerd) e Deive Pazos (o Azaghal), o podcast aborda diversos temas como história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia, games, RPG etc. Sendo um dos primeiros podcasts no Brasil – iniciado há 14 anos atrás quando, ainda não tinha a importância que se vê hoje – o Nerdcast tinha começado sua jornada em busca do sucesso com suas conversas descontraídas através dos episódios, na qual convidam amigos e especialistas nos assuntos propostos. Dá para se dizer que o trabalho feito pelo time Jovem Nerd deu frutos, já que é um dos que tem mais audiência hoje no Brasil, e em 2019 alcançou a marca de 1 bilhão de downloads.

“Da mesma forma que o podcast, você também pode ouvir rádio fazendo outras atividade, dirigindo, se deslocando pela cidade, fazendo atividades domésticas, etc. Já foi o tempo que as pessoas paravam em frente a um aparelho de rádio para ouvir um noticiário por exemplo. Hoje você pode ouvir as emissoras FM pelo celular (no caso do Android), pelo tablet, pelo site da rádio que tem transmissão ao vivo e arquivos de áudio postados também. A diferença é que o podcast você pode baixar, fazer uma playlist pessoal e acessar quando quiser”, explica Mônica Nunes sobre as diferenças entre podcast e rádio.

Com a alta dos podcasts no Brasil, muitas pessoas começaram a aderir a esse tipo de produção de conteúdo. Embora seja trabalhoso e caro conseguir os equipamentos (microfone profissional, mesa de som, sala com acústica boa), tem se mostrado um serviço que pode ensinar muito as pessoas devido a sua facilidade em escutar.

“Eu gosto da ferramenta. Faço podcast muito como um projeto pessoal, mas dentro da minha área de atuação, para fazer divulgação científica, que é algo comum a muitos podcasts de qualidade por aí. As minhas dificuldades hoje são com a produção, pois não tenho arranjado tempo para produzir episódios com a periodicidade desejada”, afirma André Von-Held Soares, que em 2019 começou um projeto de podcast com o Conversas Periódicas, em que fala sobre Química.

Muitos consumidores também têm se interessado em ouvir podcasts como forma de lazer, quando estão fazendo alguma atividade cotidiana, e é possível dar uma escutada para se divertir. Para um usuário, ouvir podcast pode ser só distração, ouvir sobre algo de seu interesse ou também render um aprendizado, como ouvir sobre algum estudo ou política por exemplo.

“Acho que esse tipo de ferramenta está cada vez mais popular, seja com o objetivo de informar ou até mesmo apenas para entreter o ouvinte acerca de uma tema específico. Ultimamente venho escutando um sobre as descobertas e propriedades dos elementos químicos da tabela periódica, essa forma de comunicação traz a sensação de uma conversa casual fazendo você se aproximar mais do assunto, conseguindo assim prender a minha atenção”, conta Anderson Santos, estudante de química da Uerj, que se interessou por um tema aonde irá aprender mais sobre sua futura área de atuação.

“Acredito que a popularização se deu muito por conta de ser uma atividade na qual se pode fazer outras coisas simultaneamente, como ir à academia enquanto escuta um programa, permitindo uma certa otimização de tempo já que os podcasts podem englobar desde entretenimento até a informação. Como consumidor, particularmente prefiro ouvir podcasts mais voltados para o entretenimento sobre assuntos que me interessam ou mais gerais, dentre os principais que consumo sendo o “Flow Podcast”, “Saco Cheio Podcast”, “Mary Spender Tuesday Talks” e “Arones Cast“, diz Caio Fernandes, jovem consumidor de podcast que se interessa por assuntos no geral.

O podcast é um serviço em constante evolução, visto que há anos atrás não tinha a popularidade que se tem hoje. E com o passar do tempo este serviço só vai se popularizar mais e mais e até rivalizar com grandes áreas do jornalismo como TV, rádio, web etc. Essa grande procura pelo podcast é explicada pelo simples fato de que se pode ouvir em qualquer hora e em qualquer lugar e pela escolha do conteúdo de interesse dos consumidores que é selecionado através dos áudios.

LEIA TAMBÉM:

https://agenciauva.net/2020/09/16/sony-anuncia-fechamento-de-fabrica-e-fim-das-vendas-de-varios-produtos-no-brasil/

https://agenciauva.net/2020/09/30/fas-comentam-morte-do-cartunista-argentino-quino-criador-da-personagem-mafalda/

Rafael Barreto – 8º período

3 comentários em “A Era dos Podcasts: os programas em áudio que levam informação e diversão a milhões de ouvintes

  1. Pingback: Doutor Estranho é confirmado em novo filme do Homem-Aranha, que iniciará gravações este mês | Agência UVA

  2. Pingback: Saúde mental em tempos de pandemia | Agência UVA

  3. Pingback: Apple anuncia novo Iphone 12, sem carregador nem fone de ouvido | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s