Cultura Geral

Fãs comentam morte do cartunista argentino Quino, criador da personagem Mafalda

Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, morreu aos 88 anos

O cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, popularmente chamado de Quino, que ficou conhecido por ter criado as histórias em quadrinhos da personagem Mafalda, morreu nesta quarta (30), aos 88 anos. A informação foi confirmada por Daniel Divinsky, seu editor, através do Twitter, mas a causa da morte ainda não foi divulgada.

Filho de espanhóis, Quino nasceu em Mendoza, na Argentina, em 17 de julho de 1932. A criação de sua personagem que fez mais sucesso e transformou a sua carreira, foi em 1962, mas só foi publicada em tira pela primeira vez em 1964. Mafalda teve grande destaque e popularidade na Europa e na América Latina.

A fã da Mafalda, Marta Cardozo, de 73 anos, conta sobre a paixão que tem pela personagem, que, para ela, é divertida, politicamente correta e com uma visão de mundo extremamente crítica. “Seus comentários conseguem mostrar a realidade nossa de cada dia com muita leveza, espirituosidade e criatividade. Tenho vários livros, inclusive “O irmãozinho da Mafalda”, revela Marta. (Foto: Arquivo Pessoal)

A escritora Andréa Pachá, 56 anos, outra admiradora da Mafalda, comenta que a personagem é daquelas que eternizam o criador. “Não tenho lembranças de momentos históricos e de lutas importantes sem a voz da Mafalda pontuando o que era justo, verdadeiro e ético”, diz Andréa.

Algumas tirinhas da personagem que revelam o toque de humor do cartunista.
(Foto: Arquivo Pessoal)

Para o colecionador de 49 anos, Marcelo Naranjo, editor do site Universo HQ, Quino esteve entre desbravadores do humor inteligente, aquele que incomoda, que faz pensar. “Seja com Mafalda ou com os seus cartuns, sempre buscou expor o tanto de contradições que fazem parte da condição humana. Ele primeiro nos faz rir, para depois, por vezes, nos fazer chorar. Um dos maiores gênios da história nos deixou”, comenta Marcelo.

No twitter, “Mafalda” e “”Quino” estão entre os assuntos mais comentados no momento. Populares e figuras ilustres lamentaram a morte do cartunista e lembraram da icônica personagem Mafalda. Edgar Vivar, o ator que interpretou o Seu Barriga, do seriado “Chaves”, foi um dos que prestaram a homenagem na rede social.

A morte do cartunista comoveu os admiradores de seu trabalho e trouxe à tona a relação que muitos têm com a criação mais famosa de Quino. Diante de tamanha repercussão, uma coisa é certa: Mafalda permanece.

José Paulo Sobral – 4° período

1 comentário em “Fãs comentam morte do cartunista argentino Quino, criador da personagem Mafalda

  1. Pingback: A Era dos Podcasts: os programas em áudio que levam informação e diversão a milhões de ouvintes | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s