Agência UVA Saúde

UFRJ começa testes com vacina BCG contra Covid-19

Mil profissionais da saúde serão testados para estudar a eficácia da vacina BCG

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), iniciou na última segunda-feira (5) os testes da vacina BCG para prevenção à Covid-19. De acordo com o Ministro da Ciência, Marcos Pontes, 15 protocolos de vacina estão sendo desenvolvidos no Brasil contra a doença. O intuito dos testes é descobrir se a vacina utilizada para tuberculose também pode ser eficaz contra o coronavírus, para isso serão vacinados mil profissionais de saúde.

O Ministro da Ciência, Marcos Pontes acompanhou os testes e afirmou que com essa pesquisa o país pode começar a pensar em outras pandemias que virão futuramente no Brasil. “Quanto preparado nós estamos para as próximas pandemias que virão? Por isso que me sinto muito bem dentro das nossas universidades, principalmente uma como essa, que produz tanta ciência para o país”, disse ele durante o evento de inauguração, realizado em frente ao Hospital Universitário da UFRJ.

Marcos Pontes, ministro do MCTI finaliza o evento na UFRJ ressaltando a importância da pesquisa para o combate às doenças. Foto: Neila Rocha/Divulgação UFRJ

De acordo com a professora titular da faculdade de Medicina da UFRJ, Fernanda de Mello, cada participante será acompanhado por 12 meses através de contatos telefônicos, visitas clínicas presenciais e coletas de exames laboratoriais. Durante o estudo serão realizadas análises interinas ou parciais, e ao final desse período serão realizadas análises finais. A expectativa é de que essas análises forneçam respostas sobre os efeitos protetores da vacina não só para a COVID-19 de um modo geral, bem como as suas formas graves. Ela ainda relata o porquê da vacina ter sido escolhida:

“A hipótese surgiu de estudos ecológicos que evidenciaram que países que mantiveram a vacinação universal com BCG, para prevenção de formas graves de tuberculose na infância, apresentavam uma incidência menor de COVID-19 quando comparados com países que não tinham”, afirma Fernanda.

A professora contou também como vai ser o protocolo para o ensaio clínico da vacina BCG. “O nosso estudo pretende incluir mil profissionais divididos entre os 3 centros: UFRJ-HUCFF-IDT, UERJ-HUPE e Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran. Os profissionais devem ter idade maior ou igual a 18 anos e nunca ter tido COVID-19. Além disso, outros critérios serão utilizados para permitir que o ensaio clínico possa gerar resultados confiáveis e também de segurança quanto ao uso da vacina BCG.”

Inauguração dos estudos com reitora da UFRJ e Ministro da Ciência. Foto: Neila Rocha/Divulgação UFRJ

LEIA MAIS: Coronavírus: Brasil perto de 5 milhões de casos confirmados

Entenda como é feita a aplicação da vacina BCG

A vacina do bacilo Calmete- Guerin é usada para prevenção de tuberculose e é obrigatoriamente aplicada em países onde a tuberculose ou a lepra são comuns. A aplicação deve ser feita em bebês saudáveis o mais cedo possível após o nascimento. Em países onde a tuberculose não é comum, é recomendado que a vacina seja efetuada em crianças que têm alto risco da doença, sendo esses suspeitos tratados e testados individualmente. E a vacina ainda pode ser dirigida a adultos sem tuberculose e que não tenham sido anteriormente vacinados, mas que sejam frequentemente expostos à doença.

A vacina BCG pode ser eficaz contra Úlcera de Buruli e outras infecções por microbactérias não tuberculosas. E em alguns caso pode também ser usada como tratamento para cancro da bexiga.

A vacinação da BCG pode ser realizada no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma totalmente gratuita.

LEIA MAIS: Organizações de saúde afirmam não existir alimento milagroso contra Covid-19

LEIA MAIS: Mundo atinge marca de 1 milhão de mortos pelo vírus Covid-19

Mateus Almeida Marinho – 8º período

1 comentário em “UFRJ começa testes com vacina BCG contra Covid-19

  1. Pingback: Nobel de Química: Duas mulheres ganham o mesmo Nobel pela primeira vez | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s