Algo que vem ocorrendo com bastante frequência no período da pandemia são os casos de pessoas desrespeitando as recomendações de isolamento social e se amontoando em locais onde a estadia é proibida, estando sujeitos a multa. Inclusive, pelo prolongamento do fim de semana com o feriado da Proclamação da República, o que houve foi um grande amontoado de pessoas nas praias e bares, sem o uso de máscaras e descumprindo as regras de distanciamento – fatores cruciais para evitar a propagação do vírus.

Os avisos e ações tomadas pelos governantes para evitar que o vírus se prolifere em grande escala não foram suficientes para que uma parte da população se conscientizasse e evitassem ir em grande volume nas praias, bares e até pontos turísticos.
“Falta de educação sanitária. Deveriam os meios de comunicação de massa se empenharem em fornecer ao público as informações que demonstram quão errôneo é este comportamento, mostrando com fatos da vida real as consequências”, afirma o especialista clínico Ebenézer Soares Ferreira Jr.
O médico clinico ainda diz que esse tipo de atitude pode resultar em um aumento dos casos no período de 7 a 14 dias. E que o sistema de aplicação de multas não é eficiente, pois acaba gerando revolta e é facilmente utilizado para se acusar de forma arbitrária as autoridades que as impõem. Além de achar impraticável, já que seria difícil multar a todos. Dessa maneira, seria injusto, pois apenas alguns seriam penalizados. “A maior penalização já existe, que é a morte ou grave adoecimento”, conclui.
Esses casos só tendem a aumentar cada vez mais, devido às normas de prevenção ao vírus Covid-19 estarem sendo descumpridas. O melhor a se fazer agora é esperar as autoridades e especialistas tomarem partido e a população fazer a sua parte no combate ao Coronavírus.
Rafael Barreto – 8º período
LEIA TAMBÉM:
Ações sociais que fazem a diferença durante pandemia de coronavírus
Situação da vacina de Oxford é acompanhada pelo Governo e por populares
Pingback: Com atividades liberadas, academias voltam a se recuperar financeiramente | Agência UVA
Pingback: A Libertadores está de volta após ficar 6 meses sem jogos | Agência UVA
Pingback: Flamengo: sete jogadores são afastados após testar positivo para o Covid-19 | Agência UVA