Cidade

Especialistas e populares comentam acusações a Eduardo Paes

Denúncia ao ex-prefeito do Rio foi feita pelo Ministério Público na última terça-feira (8)

O Ministério Público Eleitoral nesta terça-feira (8) denunciou o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, por lavagem de dinheiro, corrupção e falsidade ideológica. Tais acusações dividiram opiniões pelas redes sociais e o assunto viralizou como um dos assuntos mais comentados no Twitter. As denúncias contra Paes resgatam feitos antigos da Lava-Jato e o sistema “Drousys” do Departamento de Operações Estruturadas das empreiteiras.

O educador social Gilson Jorge, de 38 anos, acredita que as delações são uma manobra política, mas deixa claro que não é eleitor de Eduardo Paes.

“Essas movimentações demonstram como estas atividades estão sendo usadas politicamente. Esta é a regra desde a Lava-Jato, a operação toda foi montada no princípio com intenções de manipulação política da lei e da opinião pública. Isso é uma prática da chamada ‘Lawfare’ ensinada lá nos EUA, ou seja, uma guerra jurídica onde uma classe judiciária aliada às forças políticas usa a lei para acabar com os adversários”, comenta Gilson.

Em uma nota oficial publicada no Twitter, a assessoria de imprensa de Eduardo Paes afirma que a defesa não teve acesso aos termos das acusações e por isso não se pronunciou. Além disso, comparou as denúncias atuais com as de 2018, quando Paes estava concorrendo ao Governo do Rio de Janeiro.

Para o publicitário de 24 anos, Bruno Ribeiro, sem provas não há como acreditar nas acusações. O jovem considera que assim como 2018, essas denúncias são uma manobra política e que Eduardo Paes já foi investigado outras vezes e não deu em nada. Bruno completa dizendo que “ele fez muito pela cidade e tem muito apelo com a população, isso assusta quem tem ficha no cartório“.

O Cientista Político e Social e professor da UVA, Guilherme Carvalhido, comenta que é inviável afirmar ser ou não uma manobra política sem analisar as minúcias do processo, principalmente se tratando de Paes que já foi acusado num outro momento.

Entretanto, observando o atual cenário político eleitoral (com a proximidade das eleições municipais), a possibilidade de ser uma manobra existe, visto que o ex-prefeito poderia ser denunciado em outros momentos, mas deixando claro que por desconhecer os detalhes da ação e sua temporalidade jurídica, são apenas hipóteses.

“Mas esse fato é uma acusação bastante grave sobre o Judiciário, pois, em tese, não há momento para indiciar um cidadão. Portanto devemos tomar cuidado sobre esse tipo de acusação sem conhecer os detalhes”, pondera Carvalhido.

Paes que já havia sido eleito como prefeito em 2008 e 2012 pelo MDB, oficializou na última quarta-feira (2) sua candidatura à prefeitura do Rio de Janeiro pelo Democratas (DEM) e as eleições desse ano estão marcadas para os dias 19 e 29 de novembro. Seu principal rival é o atual prefeito Marcelo Crivella, que na última quinta-feira (3) teve um pedido de impeachment votado na Câmara e por 25 votos a 23 foi arquivado.

A estudante de Publicidade e Propaganda, Juliana Marinho, de 27 anos declara que o Rio de Janeiro está em um buraco não somente pela prefeitura do Crivella que é uma administração irresponsável e ineficiente, mas que o foco do problema vem de outros mandatos.

Sobre as acusações envolvendo o Eduardo Paes, a estudante acredita que elas dizem muito sobre o que foram os últimos anos do ex-prefeito.

”O Eduardo não faz um governo isolado, ele é da mesma turma do Cabral, do Pezão, dessa velha política que jogou a cidade no buraco. Foi um governo de acordos… com a Odebrecht, que deu dinheiro para empresários de ônibus e empreiteiras e que usou as OSs da saúde como um verdadeiro balcão de negócios no Rio”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Ações beneficentes na Ilha do Governador durante a quarentena

Alessandra Borges – 7º período

2 comentários em “Especialistas e populares comentam acusações a Eduardo Paes

  1. Pingback: Réveillon: Rio vai apostar em shows e transmissão ao vivo pela internet | Agência UVA

  2. Pingback: Processo de Impeachment de Crivella é rejeitado | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s