A trama acompanha Heewan que convive com a culpa e o luto há seis anos. Seu amigo de infância e primeiro amor, Ranwoon morreu em um acidente de carro ao tentar salvá-la. Desde de então, Heewan vive isolada, presa as lembranças e incapaz de seguir em frente. Porém tudo muda completamente, ao encontrar, em um dia, inesperadamente, Ranwoon novamente, agora mais velho e reaparecendo como um ceifador sob uma cerejeira.

O reencontro, porém, não é marcado pela alegria, mas sim por uma revelação devastadora: Heewan tem apenas 7 dias de vida. Para que sua partida seja em paz e tranquila, Ramwoo avisa que ela deve chama-lo pelo nome três vezes, no entanto, a garota consumida pela culpa, se nega, acreditando que não merece uma morte tranquila. Assim, a narrativa se inicia, com Ramwoo tentando ajudar sua amiga, ao criar uma lista de desejos que os dois devem cumprir juntos antes que os sete dias chegue ao fim.
“Um amor de despedida” de Seo Eun-Chae chegou ao Brasil pela Intrínseca no começo de maio, a obra que inspirou série homônima de grande sucesso na Coreia do Sul, estrelada por Kim Min-Ha (pachinko) e Gong-Myoung (Garota do século 20 e Sem Piedade). Aborda questões como o luto, depressão e vulnerabilidade emocional. Com o crescente interesse do público pelas narrativas sul coreanas e, consequentemente o consumo, de diferentes mídias e produções culturais do país, como a literatura coreana, o livro desperta atenção pela sua narrativa não linear e sua mistura de fantasia, melancolia e romance.

Diante do trauma e do coração partido da protagonista, um diferencial da breve leitura de Seo Han e uma quebra de expectativa do texto é a estrutura narrativa do livro, que explora a visão de outros personagens importantes para a trama. A obra contém capítulos divididos entre a protagonista Heewan , a ótica do próprio Ramwoo e de mais dois personagens fundamentais para a história.
A escrita de Seo Han demonstra uma grata surpresa na construção de ambos os protagonistas, permitindo ao leitor acompanhar como a relação entre eles se consolida e como crescem juntos a medida que seus sentimentos se desenvolvem. No entanto a autora também proporciona o ponto de vista de ambos ao esclarecer, desde o início que nenhum dos dois tiveram tempo de confessar seus respectivos sentimentos um pelo o outro. Evidenciando, o quando a perda do melhor amigo e a impossibilidade de expressar e vivenciar seus sentimentos são dolorosos para a protagonista.
Por outro lado, a estrutura narrativa pode causar estranhamento no início. Em alguns momentos, a leitura se passa no tempo presente e, em outros, no tempo passado, sem qualquer tipo de aviso ou marcação que indique a cronologia exata dos acontecimentos, o que pode gerar confusão para alguns leitores. No entanto, a escrita de Seo Han é rapida e fluida, com capítulos que tendem a ocupar apenas uma pagina ou um pouco mais.
Assim, o livro não se torna exaustivo ou pesado, apresentando com poucos rodeios e uma leitura direta, apesar de sua extensão relativamente breve de páginas. Seo han consegue levar o leitor a reflexão sobre luto, a depressão, a culpa e a importância de aproveitarmos cada momento ao lado de quem amamos.
Embora, não se aprofunde demasiadamente em sentimentos, na questão do luto e nos aspectos psicológicos dos personagens, a autora aborda essas questões de maneira breve, superficial, com uma narrativa mais contida e direta, voltada para os acontecimentos da trama, algo que parece ser recorrente em alguma das obras de romance sul-coreano contemporâneos.
“Um amor de despedida” é um livro de escrita sensível, emocionante, fluída e envolvente do começo ao fim, especialmente nos capítulos centrados em Ramwoo e Heewan. Uma história tocante e profunda sobre reencontros e despedidas. Fãs de dramas coreanos e de romances comoventes definitivamente se identificarão com esta obra.
Foto de capa: Divulgação/Intrínseca
Resenha por Jéssica de Araujo Lima, com edição de texto de Ana Carolina Freitas
LEIA TAMBÉM https://agenciauva.net/2026/05/18/adaga-e-chama-mistura-fantasia-sombria-rivalidade-e-tensao-romantica/

0 comentário em ““Um amor de despedida” livro que deu origem a k-drama chega ao Brasil”