Em todo o mundo, a evolução da tecnologia e as mudanças no contexto social afetam e modificam a forma de pensar e fazer comunicação. Assim, o cenário desse campo de estudo vive um momento de constante e intensa transformação, situação que foi amplamente abordada durante todo o evento.

É dentro desse contexto, com o intuito de analisar e debater as questões modernas que compõem o tema, que a Universidade Veiga de Almeida iniciou, na última terça-feira (20), a segunda edição do Fórum de Comunicação, Cultura e Inovação, realizado no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no centro do Rio.

No primeiro dia do fórum, a oficial da ONU-HABITAT no Brasil, Elisa Larrate, palestrou sobre o tema: “As agendas globais e a importância do consumo”. Nesse sentido, ela falou sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável e outras causas da ONU. Elisa também abordou as dificuldades em alcançar e mobilizar a sociedade de maneira geral sobre esses temas, além de revelar os instrumentos e táticas que eles têm utilizado para conseguir aumentar o engajamento em torno disso.

Já o colega de mesa de Elisa, o Pós Doutor Fabro Boaz Steibel, tratou de inovação. Ele, que fez o pós doutorado na China, analisou todo o contexto de moedas digitais e inovações tecnológicas no país asiático. Fabro também salientou que há, por lá, uma cultura de pagamento de produtos e serviços pelo celular, e não em dinheiro ou cartão, o que conflui com a evolução dos aplicativos que utilizam esse método.

O primeiro dia de Fórum se encerrou com a apresentação da mostra de curtas, no auditório do CCJF. O Fórum contou também com um segundo dia de discussão, na quarta feira (21), com outros debates e análises sobre a conjuntura atual e o futuro do mercado da Comunicação.
Matheus Marques – 8° período
0 comentário em “UVA promove segunda edição do Fórum de Comunicação, Cultura e Inovação”