Geral

Fortes chuvas no Rio causam alagamentos e transtornos aos cariocas

Município está em "estágio crise": comunicado do Centro de Operações pede que população se desloque apenas em caso de extrema necessidade

Município está em “estágio crise”: foram registradas 10 mortes. Comunicado do Centro de Operações pede que população se desloque apenas em caso de extrema necessidade

A chuva na cidade do Rio de Janeiro segue intensa nesta terça-feira (9) em diversos bairros e já trouxe bastante caos para os cariocas.  Ruas alagadas, quedas de árvores, trânsito congestionado e mobilidade muito prejudicada, sem falar dos riscos.

Sete pessoas morreram na Zona Sul,  três foram soterrados e outras duas arrastadas pela correnteza da água que tomou conta de ruas – outras três estavam num táxi soterrado na Ladeira do Leme, perto do Shopping Rio Sul. Na Zona Oeste, foram três mortes: em Santa Cruz, um homem morreu eletrocutado em casa durante o temporal que atingiu a cidade na noite de segunda-feira (8), outro afogou-se no bairro de Antares; o terceiro no bairro de Jardim Maravilha. O município continua em “estágio de crise”.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, a previsão é de chuvas fortes na cidade até o fim do dia. A orientação é que as pessoas somente se desloquem em caso de extrema necessidade.

rua alagada rj
Rua Roberto Dias Lopes, no Leme, segue alagada desde a segunda-feira (8). (Foto: Cristiano Marques)

3c1dc3e5-e4c0-4797-8c3f-894b3cda78ec[251]
A Rua Silveira Martins, no Catete, também está repleta de água. (Foto: Jennifer Lemos)
 Beatriz Nunes, de 21 anos, estagiária de uma multinacional,  foi uma das muitas cariocas afetadas pelo temporal na cidade. “Tentei sair de casa três vezes, e tentei vários caminhos diferentes. Na terceira vez, a minha chefe ligou e disse que era pra ficar em casa. Aparentemente, ninguém do setor conseguiu chegar”, contou Beatriz. Já Raphaela Quintans, de 25 Anos, que mora em Laranjeiras e trabalha no Centro do Rio, relata que conseguiu chegar ao emprego, mas passou por alagamentos.

“Passei por vários lugares em que a água ainda estava cobrindo a calçada. A Rua do Catete, perto do Palácio Guanabara, está toda tomada de água. O Aterro do Flamengo também. No Centro, que é sempre tão movimentado, as ruas estão praticamente vazias”, disse Raphaela.

rua deserta centro
Centro do Rio: Rua Sete de Setembro, normalmente cheia de passantes, está deserta em plena terça-feira. (Foto: Fábio Santos)

 

Outro morador do Rio impactado pelas chuvas foi Daniel Felipe Reyna, de 13 anos. Morador do Catete e estudante de um colégio na Glória, o estudante já se acostumou à rotina dos alagamentos, como bom carioca: “Sempre tem alagamentos e ninguém consegue trabalhar, ir pra escola e fazer as suas coisas. E as ruas ficam todas sujas depois. A minha rua está toda alagada e nojenta, com água até o joelho. Por isso não consegui ir pra escola”, comentou.

ca062d4f-70b9-4118-8af1-b5212b0476d2[247]
Deputado Federal Marcelo Freixo implica a responsabilidade do Prefeito Crivella pelas mortes no temporal na cidade.(Reprodução: Twitter)

O Deputado Federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), assim como muitos cariocas, usou as redes sociais para cobrar o Prefeito Marcelo Crivella, sobre a atuação dele na prevenção e contenção de danos nesse tipo de ocorrência, que tem se tornado comum na cidade.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio alerta também para o aviso de ressaca no mar, feito pela Marinha, com a possibilidade de ondas de 2,5 metros atingirem a orla do Rio até a quinta-feira (11). Só na manhã desta terça (9), a Defesa Civil acionou 45 sirenes, em 26 comunidades.

LEIA TAMBÉM: O Rio Maracanã e a polêmica das enchentes


Matheus Marques – 7o período

6 comentários em “Fortes chuvas no Rio causam alagamentos e transtornos aos cariocas

  1. Márcia Andrade

    Esse prefeito é muito cara de pau mesmo… não tá nem aí pro povo.
    “Nós falhamos”. Realmente o povo falhou quando resolveu votar nele.
    Quantas vidas mais????

  2. Pingback: Crivella sobre ação da Prefeitura nas chuvas: “Nós falhamos” | AgênciaUVA

  3. Pingback: Enchentes fazem parte da história do Rio de Janeiro | AgênciaUVA

  4. Pingback: Falta de planejamento é grande agente das enchentes do Rio | AgênciaUVA

  5. Pingback: Para especialista, raiz do problema das enchentes está no processo histórico da urbanização carioca | AgênciaUVA

  6. Pingback: Tragédia em Muzema: Desabamento de 2 prédios em comunidade no RJ deixa ao menos 10 vítimas | AgênciaUVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s