Palestra sobre bambu como matéria-prima conquista plateia na Semana de Engenharia Civil

A palestra “A utilização do bambu na construção civil” chamou a atenção dos participantes da 3ª Semana de Engenharia Civil, na última quinta-feira (24). Até mesmo estudantes do curso se mostraram surpresos e curiosos em relação à diversidade do uso do bambu, durante a apresentação do professor e secretário de Urbanismo do Município de Japeri, Vinicius Oliveira de Araújo. O evento aconteceu no Campus Tijuca, entre os dias 21 e 25 de agosto, e ofereceu diversas palestras, minicursos e workshops para os estudantes da Universidade Veiga de Almeida (UVA).
“O palestrante mostrou construções que jamais imaginava que poderiam ter sido feitas com o bambu. Não tinha ideia de que fosse tão resistente”, afirmou a estudante de Engenharia Civil Nathalia Dias, de 21 anos, que ficou impressionada com as possibilidades que o material oferece. E acrescentou: “Foi o tema que mais gostei”.
1e64f902-5fe6-4037-8889-7964c2091e49.png

Secretário de Urbanismo do Município de Japeri, Vinicius de Araújo

Vinicius de Araújo explicou que a planta é uma matéria pouco utilizada no Brasil, porém muito usada em outros países da América Latina, como Peru e Colômbia: “O bambu é um material versátil. É importante destacar que sua maior vantagem é a preservação do meio ambiente. Inclusive, é um elemento que recupera o pH do solo”.

As vantagens ambientais com o uso do bambu despertaram o interesse da Caroline Fernandes, de 20 anos. Ela pensa em utilizar futuramente a planta nos seus trabalhos como engenheira. “Esse é um elemento vantajoso não apenas por ser reutilizável, mas também por ser barato”, afirmou a estudante.
d4d13a5b-1135-4f52-b926-b848d846773b.png

Alunos de Engenharia Civil no auditório da UVA

Quem também gostou do tema foi o formando Rodrigo Guedes, de 26 anos. Ele disse que a Semana de Engenharia Civil foi uma ótima oportunidade para conhecer mais o mercado de trabalho, embora queira seguir a área de incêndio.

Apesar de ser novidade para os alunos, a utilização dessa matéria-prima não é recente. Uma das curiosidades contadas na palestra foi a da utilização do bambu na obra de uma das sete maravilhas do mundo, o Taj Mhal, na Índia. Nas construções civis, o bambu pode substituir perfeitamente o aço, entretanto, o professor deixa bem claro que “deve-se aprimorar os estudos para potencializar seus benefícios e para se aprender a lidar com seus pontos fracos”.

Repórteres: Jefferson Alves e Taianne Vitorino, Agência UVA

Um comentário sobre “Palestra sobre bambu como matéria-prima conquista plateia na Semana de Engenharia Civil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s