Jout Jout e gerente do LinkedIn falam do empreendedorismo jovem

youtuber Julia Tolezano (Jout Jout) foi uma das convidadas do “Extra Conect@”, evento organizado pelo jornal “Extra”, com o patrocínio da Universidade Veiga de Almeida, na última quinta-feira (25), no campus Tijuca. Alguns dos mais conhecidos influenciadores digitais da atualidade debateram sobre o empreendedorismo do jovem. O escritor Affonso Solano e a gerente do LinkedIn Erika Tabacniks também participaram do debate.

O medo do jovem para dar o primeiro passo na conquista de uma vida independente e a pressão para ser “bem-sucedido” foram abordados pelos participantes do evento. Solano contou como foi o início da trajetória dele no mercado literário brasileiro. O escritor também falou sobre a dificuldade de conseguir promover sua obra. “Para que eu chegasse no momento em que a editora me notasse como escritor, eu demorei uns 10 anos. Trabalhei como ilustrador, publicitário e podcaster e escrevi para vários veículos. Foram 10 anos construindo minha carreira”, afirmou.

download (2)

influenciadores relembram suas trajetórias [foto: Daniel Deroza/ Agência UVA]

Com um canal com mais de um milhão de inscritos no Youtube, a influenciadora Jout Jout era uma das presenças mais esperadas no evento. Ela disse que possui um público alvo misto no canal, que facilmente “abraça” a linguagem dos seus vídeos. Para Jout Jout, não deve ser feita distinção de linguagem entre as faixas etárias do público: “Eu não penso muito nisso. Vou falando do jeito que eu falo. Acho que condicionar sua fala pode acabar subestimando seu público”.

Jout Jout ressaltou que, durante o período da faculdade, o maior desejo dela era o de trabalhar em uma grande editora. Apesar de ter alcançado o sonho, a youtuber contou que não se sentia feliz e que a ideia de criar um canal veio por acidente: “Depois que eu realizei meu sonho, eu parei e me perguntei: ‘e agora?’ Um dia, eu peguei uma câmera e, sem qualquer super produção, comecei a falar tudo o que eu pensava sobre vários assuntos”.

download (4)

Jout Jout define sua trajetória no Youtube [foto: Daniel Deroza/Agência UVA]

Mas para inovar, deve-se arriscar. O risco dos jovens para construir carreiras e a independência foi abordado por Erika Tabacniks. Falando da experiência própria de ter se aventurado fora do Brasil e da posição de gerente do LinkedIn da América Latina, ela afirmou que o atual momento do país pode ser uma oportunidade para o jovem empreender e mostrar vocação para liderar. “O momento cria mais oportunidades para empreender, pois se questiona o que pode ser feito de diferente. Como a liderança é uma característica situacional, ela pode surgir no ambiente universitário como a figura que inspira e demonstra proatividade”.


Gustavo Barreto – 6° período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s