Comportamento Entretenimento Entrevistas Geral Tecnologia

Jout Jout e gerente do LinkedIn falam do empreendedorismo jovem

youtuber Julia Tolezano (Jout Jout) foi uma das convidadas do “Extra Conect@”, evento organizado pelo jornal “Extra”, com o patrocínio da Universidade Veiga de Almeida, na última quinta-feira (25), no campus Tijuca. Alguns dos mais conhecidos influenciadores digitais da atualidade debateram sobre o empreendedorismo do jovem. O escritor Affonso Solano e a gerente do LinkedIn Erika Tabacniks também participaram do debate.

O medo do jovem para dar o primeiro passo na conquista de uma vida independente e a pressão para ser “bem-sucedido” foram abordados pelos participantes do evento. Solano contou como foi o início da trajetória dele no mercado literário brasileiro. O escritor também falou sobre a dificuldade de conseguir promover sua obra. “Para que eu chegasse no momento em que a editora me notasse como escritor, eu demorei uns 10 anos. Trabalhei como ilustrador, publicitário e podcaster e escrevi para vários veículos. Foram 10 anos construindo minha carreira”, afirmou.

download (2)
influenciadores relembram suas trajetórias [foto: Daniel Deroza/ Agência UVA]

Com um canal com mais de um milhão de inscritos no Youtube, a influenciadora Jout Jout era uma das presenças mais esperadas no evento. Ela disse que possui um público alvo misto no canal, que facilmente “abraça” a linguagem dos seus vídeos. Para Jout Jout, não deve ser feita distinção de linguagem entre as faixas etárias do público: “Eu não penso muito nisso. Vou falando do jeito que eu falo. Acho que condicionar sua fala pode acabar subestimando seu público”.

Jout Jout ressaltou que, durante o período da faculdade, o maior desejo dela era o de trabalhar em uma grande editora. Apesar de ter alcançado o sonho, a youtuber contou que não se sentia feliz e que a ideia de criar um canal veio por acidente: “Depois que eu realizei meu sonho, eu parei e me perguntei: ‘e agora?’ Um dia, eu peguei uma câmera e, sem qualquer super produção, comecei a falar tudo o que eu pensava sobre vários assuntos”.

download (4)
Jout Jout define sua trajetória no Youtube [foto: Daniel Deroza/Agência UVA]

Mas para inovar, deve-se arriscar. O risco dos jovens para construir carreiras e a independência foi abordado por Erika Tabacniks. Falando da experiência própria de ter se aventurado fora do Brasil e da posição de gerente do LinkedIn da América Latina, ela afirmou que o atual momento do país pode ser uma oportunidade para o jovem empreender e mostrar vocação para liderar. “O momento cria mais oportunidades para empreender, pois se questiona o que pode ser feito de diferente. Como a liderança é uma característica situacional, ela pode surgir no ambiente universitário como a figura que inspira e demonstra proatividade”.


Gustavo Barreto – 6° período

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Jout Jout e gerente do LinkedIn falam do empreendedorismo jovem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s