A abertura da Semana da Comunicação (Secom) ocorreu na manhã desta terça-feira (26), no auditório do campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA), e trouxe um bate-papo entre três profissionais atuantes na área da fotografia. O painel foi marcado pelo compartilhamento de experiências na arte de fotografar, com ênfase na cobertura carnavalesca e nas diferenças entre gerações, além das facilidades da fotografia atual.
O início foi marcado pela apresentação do coordenador do curso de Jornalismo, Altayr Derrosi, que falou sobre a parceria da UVA com a Riotur na cobertura dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro neste ano. A parceria, fruto da amizade entre Altayr e Alex Ferro, fotógrafo convidado da palestra, buscou selecionar alunos da universidade para fotografar a dispersão das escolas durante as noites de desfile, possibilitando a criação de experiência profissional para quem está entrando na área.
Em seguida, Alex Ferro se apresentou e falou sobre sua trajetória no fotojornalismo. O fotógrafo comentou sobre a cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e seu trabalho no carnaval carioca. Alex destacou o crescimento do carnaval de rua do Rio nos últimos anos e como isso impacta positivamente o nível de turismo que a cidade alcançou com a festa.

(Foto: Caio Lopes/NFoto)
“Existe um interesse muito grande pelo carnaval em vários cantos do mundo, e a fotografia ajuda a transmitir a festa e a energia das pessoas. A fotografia é um instrumento de divulgação jornalística e artística”, complementa o fotógrafo.
Formado no curso de Publicidade e Propaganda, Lucas Victorio foi selecionado pela parceria entre Riotur e UVA para fotografar o carnaval de 2026 na Sapucaí. O ex-aluno contou que foi chamado para registrar a concentração, mas também fotografou a dispersão e outras partes do desfile, revelando que cada momento na avenida é uma experiência e uma história para contar.
Victorio complementou que nunca havia vivenciado algo maior do que ensaios fotográficos e aprendeu, na avenida, que prestar atenção aos detalhes e à espontaneidade das pessoas foi a chave para entregar um bom trabalho.
“Em certo momento, eu havia registrado mais de 200 fotografias de uma única escola, e fui aconselhado a esperar o momento certo na hora de fotografar, para entregar fotos que contenham mais informações”, compartilhou o publicitário.

(Foto: Caio Lopes/NFoto)
Outro tema abordado na palestra foi o avanço tecnológico na fotografia. Alex comentou sobre a inserção de novas tecnologias na cobertura fotojornalística, como os drones, que auxiliam na comunicação de informações em grandes eventos, como o carnaval e shows. Ele destacou, ainda, que a fotografia é filha da tecnologia, que o avanço ao longo do tempo é gigantesco e que esse processo depende do aprendizado dele e de outros profissionais já experientes.
Na temática sobre IA, Vitor respondeu a uma pergunta da plateia comentando que dificilmente a inteligência artificial vai substituir o olhar humano, por mais que auxilie seu trabalho na parte de edição de fotos, quando deseja retirar objetos ou iluminações indesejadas. Alex concordou com o uso da ferramenta na pós-produção e complementou que a IA já está inserida nas câmeras, auxiliando na captação de imagens em alta definição. O fotógrafo ainda alegou que quem não utilizar a IA a seu favor estará fora do mercado.
Já no final do bate-papo, após outra pergunta de um espectador da plateia, Alex aconselhou os estudantes a se informarem bastante sobre atualidades, perturbarem os professores e tentarem entender com o que cada um deseja trabalhar dentro do gigantesco leque do fotojornalismo. Vitor, por sua vez, destacou que é preciso ter “cara de pau” para conquistar oportunidades, estar sempre atento à comunicação e aproveitar cada momento para construir portfólios.
Foto de capa: Caio Lopes/NFoto
Reportagem de Marcos Paulo, com edição de texto de Cássia Verly
LEIA TAMBÉM: Rio de Janeiro: cidade maravilhosa para quem?
LEIA TAMBÉM: PEC da 6×1: relator adia apresentação do relatório final após divergências sobre transição

0 comentário em “Secom 2026: palestra sobre fotografia no carnaval abre Semana da Comunicação da UVA”