Cultura Evento

Rio2C: “O maior desafio da internet não é explodir, é descobrir o que fazer depois”, conta Felipe Neto

Um dos pioneiros do YouTube no Brasil, Felipe apresentou sua empresa de conteúdo digital ao lado do sócio João Pedro Paes Leme.

Felipe Neto é considerado um dos pioneiros da influência digital no Brasil, muito antes desse termo ser popularizado. Antes, era apenas “youtuber”. Suas opiniões polêmicas e senso de humor afiado foram o que o tornaram um dos primeiros produtores da rede a ser premiado com a placa histórica de 10 milhões de inscritos. Hoje, já soma mais de 45 milhões. Sua trajetória foi tema de palestra no primeiro dia de Rio2C, maior evento de criatividade e inovação da América Latina. 

Felipe ficou conhecido por vestir seus óculos escuros de aviador e apresentar o “Não Faz Sentido”, seu canal no YouTube onde apresentava vídeos com opiniões polêmicas sobre tópicos de sucesso no momento. Com o passar dos anos, apelou para o público infantil gravando vídeos com seu irmão Lucas. Depois retornou à sua forma original, dessa vez mais polêmico em relação ao popular, mas direcionando sua plataforma para iluminar assuntos políticos e sociais em seu conteúdo e ativismo. Seu canal foi o primeiro no Brasil a ter um milhão de inscritos, em 2012. Em 2022, foi considerado o quinto maior youtuber do mundo.

Sempre considerado um visionário da internet, Felipe se uniu ao empresário João Pedro Paes Leme, ex-figurão da Rede Globo, em frente ao teatro lotado da Cidade das Artes para apresentar sua agência de talentos digitais e produtora audiovisual, a Play9, fundada em 2019. Somando todos os influenciadores contratados, a empresa soma mais de oito bilhões de visualizações por mês. 

“Tem gente que olha para a emissora e não vê apenas a chancela mas a estabilidade e segurança contratual. É difícil que eles queiram abram mão. Porém, hoje em dia, o YouTube deixou de ser apenas o AdSense. Existem várias formas de complementar essa renda para dar mais segurança para o influenciador, mas é sempre complicado convencer alguém a transicionar do tradicional para o digital”, comenta Felipe. 

Felipe Neto apresentou a Play9 ao lado de seu sócio João Pedro Paes Leme. (Foto: Rafael Alves/NFoto)

Para Felipe Neto, o YouTube se caminha para se tornar uma “nova televisão” por sua disponibilidade democrática de acesso, desde a abertura para produções gratuitos a conteúdos ao vivo.

“As pessoas me veem de forma diferente em cada plataforma. Quando me abordam na rua, eu consigo perceber de que rede ela me conhece. Cada plataforma foi criada com um objetivo, e se você souber navegar de forma certa, vai abrir oportunidade para que conheçam mais lados seus”, contou Felipe.

O grupo de talentos integrantes da Play9 inclui desde novos rostos, como Valentina Bandeira, Raphael Vicente e Isabela Boscov, a nomes de peso como Eliana, Ana Paula Padrão e Paola Carosella. 

“O maior desafio da internet não é explodir, é descobrir o que fazer depois”, disse Felipe.

Foto de capa: Rafael Alves/NFoto

Reportagem de João Pedro Agner

LEIA TAMBÉM: Rio2C: “a nostalgia é uma caixa de primeiros socorros emocional”

LEIA TAMBÉM: Rio2C: Fátima Bernardes e Valen Bandeira refletem sobre alegrias e desafios das redes sociais

5 comentários em “Rio2C: “O maior desafio da internet não é explodir, é descobrir o que fazer depois”, conta Felipe Neto

  1. Pingback: Diversidade e inclusão no Rio2C: especialistas apontam necessidade de avançar na pauta | Agência UVA

  2. Pingback: Rio2C: “Quando me colocam no lugar de desafio eu consigo extrair o melhor de mim” conta Ludmilla | Agência UVA

  3. Pingback: Dilsinho: “Quero escrever uma nova história, fora do eixo do pagode” | Agência UVA

  4. Apesar de toda controvérsia em torno do Felipe Neto, o conhecimento que ele tem da plataforma e o sucesso que faz é inegável. Sem ´dúvidas uma referência e tem propriedade no que diz!

  5. Pingback: “A tecnologia é um meio para um fim”, diz Aline Souza no Rio2C | Agência UVA

Deixe um comentário