Saúde

Sepse: conheça doença que levou atriz de “Triângulo da Tristeza” à morte

A atriz não tinha conhecimento de sua doença quando veio à óbito em agosto de 2022.

Na noite do último domingo (12), ocorreu uma das premiações mais grandiosas da indústria de entretenimento. Cheio de glamour, o Oscar, principal evento do cinema, trouxe à tona mais do que apenas expectativas de vitórias aos seus espectadores. Embora entusiasmados, os cinéfilos viram lembranças dolorosas voltarem a ser pauta no dia a dia, como, por exemplo, a morte da atriz e modelo sul-africana Charlbi Dean.

Protagonista de “Triângulo da Tristeza”, filme que concorreu a três estatuetas, incluindo Melhor Filme, Charlbi morreu em agosto de 2022, em Nova Iorque, Estados Unidos, aos 32 anos, e nem mesmo teve o privilégio de assistir a estreia do longa nos cinemas mundiais.

Em uma entrevista dada na época, o irmão da atriz contou que ela começou a reclamar de fortes dores de cabeça, as quais não a deixavam dormir. Segundo ele, Charlbi teria sugerido ao namorado, Luke Walker, ser internada em um hospital de Nova York. A modelo veio a óbito em menos de 24 horas após a internação, mas naquele momento a causa não foi revelada.

A atriz ficou conhecida por participar da série Raio Negro. (Foto: Reprodução/Instagram)

Em dezembro de 2022, quatro meses após o ocorrido, o laudo médico foi anunciado. De acordo com o parecer, a causa da morte foi uma “septicemia bacteriana”.

O QUE É SEPSE?
O corpo humano vive em constante alerta, a fim de se defender contra diversos organismos externos. Desde simples bactérias até perigosas toxinas, o seu principal objetivo é nos proteger de “invasores”.

Entretanto, em alguns casos, seja pela gravidade ou agressividade do agente externo, essa proteção pode acabar causando outros danos e afetar ainda mais a saúde do indivíduo. Essa resposta desregulada do organismo é chamada de Sepse e faz com que o sistema circulatório não consiga suprir as demandas feitas pelos órgãos.

Se esse desequilíbrio não for corrigido, há a possibilidade de disfunção única ou, em casos mais graves, múltipla órgãos, o que levaria o paciente inclusive à morte.

FOCOS DE INFECÇÕES MAIS COMUNS

  • Abdômen (ex: Infecções urinárias e renais)
  • Pele (ex: feridas, erisipela)
  • Pulmões (ex: Pneumonia)
  • Sistema Nervoso Central (ex: meningite)

Sintomas
Os sintomas da sepse costumam variar conforme a evolução do quadro clínico do indivíduo e têm a ver com a infecção que a causou.

Alguns sintomas característicos são:

  • Febre alta ou hipotermia
  • Retenção de urina
  • Confusão mental
  • Ritmo cardíaco acelerado
  • Pressão baixa

Como é feito o diagnóstico?
Para que haja um diagnóstico correto da sepse, é necessário realizar tanto exames clínicos quanto laboratoriais. Além disso, é de suma importância que seja identificada o agente e, consequentemente, a doença que deu início ao processo infeccioso.

Tratamento
Vale ressaltar que o diagnóstico precoce e o tratamento imediato influenciam no controle da doença e evitam que ocorram mais complicações. À primeira vista, o paciente começa a receber antibióticos por via intravenosa, os quais visam combater grande parte das bactérias.

Ademais, ainda há casos nos quais se faz necessário utilizar medicamentos vasopressores e, até mesmo, realizar processos de hemodiálise.

Prevenção
A melhor maneira de se prevenir da sepse é impedindo que nosso corpo contraia possíveis infecções ou mesmo evitando que determinada infecção se agrave.

Alguns hábitos também podem ajudar, como:

  • Lavar as mãos com água e sabão frequentemente
  • Estar em dia com o esquema de vacinação
  • Evitar o uso excessivo de antibióticos e a automedicação
  • Não interromper o tratamento antes do prazo

Foto de capa: Divulgação/MUBI

Reportagem Anne Rocha, com edição de texto de João Pedro Agner

LEIA TAMBÉM: Vacina bivalente contra a Covid-19 começa a ser aplicada no Rio de Janeiro
LEIA TAMBÉM: Covid-19 no Brasil: contágio aumenta mesmo em imunizados pela vacina

0 comentário em “Sepse: conheça doença que levou atriz de “Triângulo da Tristeza” à morte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s