Numa partida repleta de reviravoltas e emoções dignas de uma finalíssima de Copa do Mundo, a Argentina venceu a França por 4 a 2, nos pênaltis, em disputa realizada no Estádio de Lusail, em Doha, Catar, neste domingo (18). Com a vitória, a seleção de Lionel Messi é tricampeã da competição, depois de 36 anos desde o último título (1986).
Como esperado, o duelo entre os titãs Lionel Messi e Kylian Mbappé rendeu boas jogadas e muitos gols. Ambos foram os grandes nomes da partida: Messi marcou dois gols, e converteu um pênalti na decisão após a prorrogação, além de participar de jogadas importantes para o resultado. Mbappé fez três gols e ainda converteu seu pênalti, colocando de vez seu nome no hall da fama da competição.

Momentos importantes da partida
No primeiro tempo, a equipe argentina mostrou superioridade, realizando jogadas com Messi e Álvarez. Aos 23′, depois de um pênalti de Dembélé em Di María, Messi abre o marcador para seu time. Ele também participou da jogada que culminou no segundo gol da Argentina, em contra-ataque, quando fez um passe para Mac Allister, que tocou para Di María converter, aos 36′.
No segundo tempo, a equipe francesa voltou mais organizada e conseguiu imprimir mais pressão nos adversários. Aos 80′, o zagueiro Otamendi fez pênalti em Kolo Muani e Mbappé marcou, mudando os rumos da etapa final da partida. Logo no minuto seguinte, Coman roubou a bola de Messi e passou para Thuram, que tocou para Mbappé (81′) dar um voleio excepcional e empatar para a França, levando o jogo para a prorrogação.
Durante a segunda etapa da prorrogação, a Argentina se aproximou do título aos 108′, num gol de Messi. A seleção argentina recuperou a bola no meio de campo e iniciou um contra-ataque rápido pelo lado direito. Lautaro chutou, Lloris espalmou e Messi converteu, quando sobrou para ele.
Aos 118′, mais emoção. O juiz deu penalidade máxima quando o lateral direito argentino Montiel tocou com a mão na bola quando estava na área. Mbappé empatou para a França, levando a partida para os pênaltis.
Nos pênaltis, a Argentina levou a melhor, acertando todas as quatro cobranças que seus jogadores tiveram. Os franceses perderam duas das quatro cobranças que tiveram.
Confira abaixo o histórico dos dois times em suas respectivas finais:
Finais da Argentina em Copas do Mundo
1930: Argentina 2 x 4 Uruguai
1978: Argentina 3 x 1 Holanda
1986: Argentina 3 x 2 Alemanha
1990: Argentina 0 x 1 Alemanha
2014: Argentina 0 x 1 Alemanha
2022: Argentina 3 x 3 França (4 a 2 nos pênaltis)
Finais da França em Copas do Mundo
1998: França 3 x 0 Brasil
2006: França 1 x 0 Itália (3 a 5 nos pênaltis)
2018: França 4 x 2 Croácia
2022: Argentina 3 x 3 França (4 a 2 nos pênaltis)
Seleções da partida
Argentina
Emiliano Martínez; Nahuel Molina (Montiel), Cristian Romero, Nicolás Otamendi e Nicolás Tagliafico (Dybala); Rodrigo De Paul (Leandro Paredes), Enzo Fernández e Alexis Mac Allister (Pezzella); Di María (Marcos Acuña), Lionel Messi e Julián Álvarez (Lautaro Martínez). Técnico: Lionel Scaloni.
França
Hugo Lloris; Jules Koundé (Disasi), Raphael Varane, Dayot Upamecano e Theo Hernández (Eduardo Camavinga); Aurelien Tchouaméni e Adrien Rabiot (Fofana); Ousmane Dembélé (Randal Kolo Muani), Antoine Griezmann (Coman) e Kylian Mbappé; Olivier Giroud (Marcus Thuram). Técnico: Didier Deschamps.
Foto de capa: Tânia Rego/Agência Brasil
Reportagem de Daniela Oliveira, com edição de texto de Gabriel Folena
LEIA TAMBÉM: “Mozões da Copa” mobilizam torcida interessada no time de gatos do Mundial
LEIA TAMBÉM: Copa de hambúrgueres: os melhores e os piores sanduíches comemorativos do McDonald’s
Pingback: “Fifa the Best”: Messi e argentinos brilham | Agência UVA