Geral

“Mozões da Copa” mobilizam torcida interessada no time de gatos do Mundial

Perfil no Instagram criado em 2014 atrai torcedoras e torcedores para a Copa além do futebol

A Copa do Mundo do Catar está quase terminando: nesta terça-feira (13) acontecem as seminais da competição, cuja decisão está marcada para domingo (18), e muita gente já está saudosa do torneio. Tem gente que está sofrendo por antecipação porque sabe que não verá mais as partidas de altíssimo nível, e também aqueles e aquelas ligados nos musos do esporte. Um perfil nas redes sociais, em específico, tem chamado a atenção enaltecendo os “Mozões da Copa”, que inclusive dá nome à página.

A ideia de criar o perfil partiu de duas amigas: Isabella Cardoso, 42 anos, social media, e Victoria Siqueira, 36 anos, publicitária. Era 2014 e a Copa do Mundo do Brasil estava bombando. As duas não conseguiram comprar ingressos para as partidas, mas resolveram se conectar com o universo futebolístico de outra forma.

“Criamos o perfil durante a Copa do Brasil. Nossa ideia sempre foi basicamente brincar com os gatos da Copa e ajudar a mulherada e o público gay a terem motivo para assistirem aos jogos, para além do futebol”, brinca Isabella.

O perfil “Mozões da Copa” costuma trazer imagens dos jogadores no formato álbum de figurinhas, mas também fotos dos atletas sem camisa, praticando esportes ou realizando algum outro hobby. As legendas são sempre criativas, como a do argentino Rodrigo de Paul: “soy Rodrigo, mucho gusto” (muito prazer). Atualmente, a curadoria de imagens é feita por Isabella, pois sua parceira de empreitada anda sem tempo.

“Sempre assisti muito futebol, além de ser apaixonada por qualquer esporte. Ou seja, sempre fui muito atenta aos atletas. Então, a curadoria vem desse conhecimento: tem atleta que é lindo na TV, mas não é fotogênico e por isso, não dá para se basear só nas fotos”, diz a social media.

Segundo ela, a preferência atual do perfil é postar atletas que não sejam muito conhecidos do grande público. “Assim a gente apresenta atletas interessantes”, diz. A social media conta também que o perfil é lido majoritariamente por mulheres e pessoas LGBTQIA+.

“Nosso público é de mulheres de 25 a 45 anos (80%) e homens na mesma faixa etária (20%), a maioria morando em São Paulo”, completa.

Comentários a partir da postagem sobre o zagueiro Milad Mohammadi, do Irã. (Reprodução/Redes Sociais)

A proposta do “Mozões da Copa” é divertir as pessoas, e é engraçado acompanhar os comentários a partir das postagens. “Os feedbacks são positivos e o clima é sempre de zoeira. Já fomos até repostados por alguns de nossos mozões”, conta Isabella.

A arquiteta Flávia Souza, 47, é uma das seguidoras do perfil e ama ler as postagens e os comentários.

“Conheci o ‘Mozões’ ainda nas Olimpíadas de Tóquio, apresentado por uma amiga. Não sou muito fã de futebol, mas Copa do Mundo é outra coisa. Dá para torcer bastante pelo Brasil e ainda acompanhar os musos”, diz ela. Seu favorito é o goleiro da Croácia, Dominik Livakovic, que disputa uma das semifinais da competição nesta terça-feira (13), às 16h, contra a Argentina.

O perfil também é atrativo para a comunidade LGBTQIA+. Para o estudante de Jornalismo, Thiago Eiras, 21, a página é craque ao selecionar os musos e ter um trabalho tão cuidadoso no aspecto visual.

“Adoro a programação visual deles, com o design de álbum de figurinhas. O “Mozões” é uma página com um conteúdo muito atrativo para quem ama admirar as belezas dos atletas, eu me apaixono a cada publicação. Haja coração”, revela Thiago, rindo.

Tanto Thiago quanto Flávia estarão órfãos do perfil, mas só até a próxima grande competição. Isabella, uma das criadoras do “Mozões da Copa”, já adianta que o perfil estará de volta novamente em 2024, com os Jogos Olímpicos de Paris.

“Depois da Copa do Mundo vêm de novo as Olimpíadas e as Olimpíadas de Inverno. Nosso perfil é “sazonal”, de acordo com os eventos, mas o pessoal sempre pode acompanhar os mozões que ficam registrados no nosso feed”, diz ela.

Para conhecer o perfil, basta clicar emMozões da Copa ou procurar por seu arroba no Instagram, Twitter ou Facebook.

Foto de Capa: Anton Zaitsev (CC BY-SA 3.0)

LEIA TAMBÉM: Copa do Catar: quem são os mais gatos em campo?
LEIA TAMBÉM: Copa do Catar: Brasil dá adeus ao sonho do hexa em disputa nos pênaltis

Reportagem de Daniela Oliveira, com edição de texto de Gabriel Folena

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

1 comentário em ““Mozões da Copa” mobilizam torcida interessada no time de gatos do Mundial

  1. Pingback: Copa do Catar: Argentina é campeã ao derrotar a França por 4 a 2 | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s