Nesta segunda-feira (27), em Paris, na França, aconteceu o prêmio “ FIFA The Best” de 2022, a premiação que reúne os melhores da última temporada do futebol mundial. Ao todo, foram distribuídos nove prêmios e a Argentina, atual campeã do mundo, levou quatro troféus para casa: o de melhor jogador (Lionel Messi), melhor técnico (Lionel Scaloni), melhor goleiro (Emiliano Martínez) e melhor torcida, para os torcedores argentinos que estiveram na Copa do Mundo do Catar.
Muitas personalidades do futebol participaram do evento, que começou com uma homenagem ao Rei Pelé, morto no fim do ano passado. A viúva de Pelé, Márcia Aoki (no vídeo abaixo), esteve presente e viu a homenagem feita pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno: “Pelé foi o maior de todos”, disse ele.
O cantor brasileiro Seu Jorge fez a apresentação musical da noite cantando sua versão de “Changes”, de David Bowie, que fala sobre mudanças e sobre seguir em frente.
Premiados
Lionel Messi venceu o prêmio de melhor jogador do mundo pela sétima vez em sua carreira: o argentino só não esteve entre os três melhores da premiação no ano de 2015. Em seu discurso, o craque exaltou seus companheiros nesta conquista. Kilyan Mbappé e Karim Benzema também concorreram ao prêmio.

Diante de uma concorrência acirrada da americana Alex Morgan e da inglesa Beth Mead, a espanhola Alexia Putellas do Barcelona com 42 jogos e 34 gols na temporada, levou o prêmio de melhor jogadora do mundo.

O prêmio Puskás, de gol mais bonito da temporada emocionou a todos: Marcin Olesky, o polonês que joga no Warta Poznań e participa do Campeonato Polonês de Futebol de Amputados, venceu o prêmio em que o brasileiro Richarlison também estava concorrendo por seu gol contra a Sérvia na Copa do Mundo do Catar.
Outras premiações tiveram destaque
Lionel Scaloni, técnico da Argentina, venceu o prêmio de melhor treinador do mundo, após vencer a Copa do Mundo. Ele era o principal favorito ao prêmio da Fifa. Já o de melhor goleiro foi para Emiliano Martinez, também da Argentina, que foi destaque na conquista da Copa do Catar. Em seu discurso exaltou as dificuldades do povo argentino.
O prêmio de melhor goleira ficou com Mary Earps, atleta do Manchester United da Inglaterra, que teve em sua temporada a conquista da Eurocopa Feminina em 2022.
Sarina Wiegman, treinadora da Inglaterra, recebeu o prêmio de melhor treinadora e assim como a sua comandada que venceu o de melhor goleira, a conquista da Eurocopa feminina pesou para vencer o prêmio.
O jogador Luka Lochoshvili recebeu o prêmio Fairplay, por ter salvado a vida de um adversário em um jogo do campeonato alemão. A brasileira Formiga, lenda da seleção feminina, entregou o premio ao jogador que participou virtualmente , já que não pode viajar à França porque joga atualmente no Cremonese, da Itália.
Craques da Fifpro
A seleção feminina eleita pela Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (Fifpro), sindicato mundial dos jogadores profissionais, foi divulgada também na premiação. As jogadoras eleitas foram: Christiane Endler, Lucy Bronze, Leah Williamson, Wendie Renard e Maria ‘Mapi’ León; Keira Walsh, Lena Oberdorf e Alexia Putellas; Alex Morgan, Sam Kerr e Beth Mead. Nenhuma jogadora brasileira foi escolhida para essa seleção.
A seleção masculina (foto abaixo) eleita também pela FiFpro contou com: Courtois, Hakimi, Van Dijk, Cancelo, Modric, De Bruyne, Casemiro (o único brasileiro premiado na festa), Messi, Benzema, Haaland, Mbappe.

Foto de Capa: Reprodução/Twitter
Reportagem de Jonatha Crispim, com edição de Daniela Oliveira
LEIA TAMBÉM: FIFA The Best 2019: brasileiros marcam presença e Messi é eleito melhor do mundo
LEIA TAMBÉM: Copa do Catar: Argentina é campeã ao derrotar, nos pênaltis, a França por 4 a 2
Pingback: O Flamengo junta os cacos e mira o Fluminense. | Agência UVA
Pingback: NBA: Ja Morant volta às quadras após suspensão | Agência UVA