Esporte Internacional

Violência no esporte: casos de agressão têm acontecido frequentemente

Episódios violentos viraram rotina em diversas modalidades esportivas ao redor do mundo

Basta pesquisar na internet as palavras “violência” e “esporte” para que apareçam diversos episódios de agressão cometidos contra jogadores, árbitros e, até mesmo, torcedores. Cada vez mais frequentes, os casos de violência vêm demonstrando que a brutalidade se tornou inerente ao esporte, seja qual for a modalidade ou região.

No Brasil, somente no início do ano foram registrados mais de 10 atos hostis relacionados ao futebol, principal categoria esportiva do país. Desde ataques a ônibus, até atletas hospitalizados, os episódios de agressão nas quadras brasileiras não param de crescer. No entanto, vale ressaltar que ao redor do mundo o cenário não é muito diferente. Com cenas lamentáveis em brigas de torcidas no México, e tumulto generalizado em clássico na Argentina, o esporte internacional também tem sido manchado pela violência.

Nesse sentido, confira a seguir alguns casos recentes de agressão que ocorreram dentro do panorama esportivo mundial:

Atleta da NBA bate em colega de equipe durante treino

Um dos grandes nomes da liga americana de basquete, Draymond Green, deu um soco em seu companheiro de clube, Jordan Poole, durante um treino de pré-temporada na quarta-feira (05). Divulgado pelo site TMZ Sports, o vídeo do incidente viralizou entre usuários das redes sociais, que têm feito pressão para que a franquia puna o ala-pivô do Golden State Warriors de forma severa.

Até o momento, o assunto é visto como algo resolvido internamente e Draymond está afastado do time por tempo indeterminado. Em entrevista coletiva no sábado (08), o jogador pediu desculpas ao colega de equipe e a sua família, e afirmou estar arrependido do que fez.

“Eu amo Jordan. Ele é meu garoto. Desde que foi selecionado no Draft, somos vizinhos de armário. Sempre o apoiei, mesmo quando o mandaram para a G-League. Estou dando espaço a ele. Agora, cabe a mim trabalhar e recuperar o seu amor”, disse

Invasão de campo acaba em tragédia na Indonésia

Após torcedores invadirem o campo em jogo de futebol na Indonésia, realizado no sábado (1), mais de 100 pessoas acabaram mortas, e outras dezenas feridas. Irritada com o resultado da partida, a torcida do time mandante (Arema FC) esperou o juiz apitar o término do duelo para dar início a uma confusão generalizada ainda dentro do estádio. A polícia utilizou gás lacrimogêneo para tentar conter o público, deixando algumas pessoas inconsciente, com isso, um grande número de pessoas foram pisoteadas e acabaram vindo a óbito. Devido à tragédia, a liga nacional suspendeu os jogos da competição por uma semana.

Árbitro é agredido por jogador após expulsão

Escalado para apitar o jogo entre Paissandu e Rio Grande, na decisão do 40tão da Liga Palhocense de Futebol, o árbitro Israel Matiola foi agredido pelo capitão do time Paissandu, que havia sido expulso ao tomar um segundo cartão amarelo. Inconformado com a marcação de Israel, o atleta desferiu dois socos contra o profissional. Depois desse episódio lamentável, a Liga Palhocense se manisfestou sobre o caso e repudiou a atitude do jogador.

Vale lembrar que esses são apenas três dos diversos casos de agressão que ocorrem frequentemente no mundo do esporte, e que são agravados, em especial, pela impunidade.

Foto de Capa: Reprodução/AFP

Reportagem Anne Rocha, com edição de texto de Larissa Teixeira

LEIA TAMBÉM: Jogo de futebol termina com 174 pessoas mortas na Indonésia

LEIA TAMBÉM: Ex-técnico de ginástica é condenado a 109 anos de prisão por abuso sexual

4 comentários em “Violência no esporte: casos de agressão têm acontecido frequentemente

  1. Pingback: Taça das Favelas em imagens: como foi a final da edição 2022 | Agência UVA

  2. Pingback: Após empate no primeiro jogo, final da Copa do Brasil será decidida no Maracanã | Agência UVA

  3. Pingback: Vasco se aproxima do jogo mais decisivo da temporada | Agência UVA

  4. Pingback: Com direito a pênalti e expulsões, Vasco vence e garante acesso à série A | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s