Na tarde de domingo (6), o Vasco garantiu o seu retorno à primeira prateleira do campeonato brasileiro após vencer o Ituano, fora de casa, por 1 a 0. Há dois anos na série B, o clube carioca conseguiu o acesso somente na última rodada. O único gol da partida foi marcado pelo meia Nenê, de pênalti, logo nos 45 minutos iniciais.
Com esse resultado, a equipe alvinegra chega a 62 pontos e termina a temporada 2022 em quarto lugar na tabela de classificação. Já o Ituano perdeu a posição para o Sampaio Corrêa e encerrou a competição em sexto lugar, com 56 pontos.
Ainda no começo do jogo, o zagueiro Lucas Costa, do Ituano, foi expulso ao usar a mão para defender o chute de Gabriel Pec. O atacante vascaíno aproveitou o rebote vindo da disputa de bola entre Raniel e Jefferson Paulino e por pouco não abriu o placar. Marcada a penalidade máxima, ficou para Nenê a responsabilidade da batida. Embora o penalti tenha sido claro, os jogadores da equipe paulista reclamaram de uma falta cometida contra o goleiro Jefferson, ainda na origem da jogada.
Apesar da vantagem numérica dentro de campo, o clube carioca não dominou a partida e quase sofreu o empate por diversas vezes. Numa noite impecável, o goleiro Thiago Rodrigues foi o grande destaque do confronto. Com uma atuação excelente, o jogador alvinegro fez defesas importantes e se manteve seguro durante os 90 minutos.
Após o apito final, os torcedores vascaínos puderam, finalmente, soltar o grito que estava entalado na garganta há duas temporadas: o Vasco estava de volta à série A.
Nas redes sociais, comentaristas e torcedores aproveitaram o momento para parabenizar a equipe carioca.
O espaço das redes também foi aproveitado para provocar os rivais.
De volta à série A, o Vasco terá um suporte financeiro de R$190 milhões da 777 Partners, previstos para a temporada 2023.
Foto de Capa: Reprodução/Twitter
Reportagem Anne Rocha, com edição de texto de Gabriel Folena
LEIA TAMBÉM: Violência no esporte: casos de agressão têm acontecido frequentemente
LEIA TAMBÉM: Taça das Favelas em imagens: como foi a final da edição 2022
Pingback: Rebeca Andrade celebra ouro no Mundial de Ginástica | Agência UVA
Pingback: Fortaleza arranca e sai da lanterna para a Libertadores | Agência UVA