Depois de muita especulação, Velma, uma das personagens principais de “Scooby-Doo”, é confirmada como lésbica pela primeira vez na franquia. Em cena do filme “Trick or Treat Scooby Doo” (Audie Harrison), Velma fica encantada por uma personagem, a designer de moda e antagonista Coco Diablo. O trecho viralizou no Twitter. Essa foi a primeira confirmação sobre Velma ser ou não LGBTQIA+.

Mesmo sendo a primeira confirmação em um filme do “Scooby-Doo”, a sexualidade de Velma sempre foi um “segredo em aberto” para os fãs do desenho. Todos acreditavam e sabiam de sua orientação sexual, mas isso não foi confirmado por nenhum dos criadores. Diversos diretores de várias versões dos personagens, em mídias diferentes da franquia, também parecem concordar.
James Gunn, roteirista dos primeiros filmes em live-action de 2002 e 2004, já afirmou em 2020 que, nas primeiras versões dos scripts, Velma era abertamente gay. O estúdio, entretanto, vetou no corte final. Além disso, a Warner deu um namorado à personagem, na época interpretada por Linda Cardellini, na sequência “Scooby Doo 2 – Monstros à Solta” (Raja Gosnell, 2004).

Quem também confirmou foi o produtor supervisor da série de 2010, “Scooby Doo: Mistérios S/A” (Cartoon Network), Tony Cervone, dizendo que a personagem não era bissexual, e sim lésbica. O produtor revelou que, na trama, a equipe de roteiristas e produtores pretendiam deixá-la um pouco fora do personagem enquanto namorava outro intérprete, o Salsicha. “Aquilo era errado para ela e Velma tinha dificuldades em expressar seus sentimentos”, disse Cervone em seu Instagram, durante o mês do Orgulho de 2020.
A recepção no Twitter está calorosa com a representatividade de Velma, e os trechos de cenas da animação contam com mais de 2 milhões de visualizações.
Perfis oficiais de fãs comemoram o fim do segredo, ressaltando os longos anos em que a personagem não incorporou a versão intencionada por vários de seus criadores.
Até o Google comemorou a confirmação da sexualidade de Velma. Se você pesquisar ‘Velma Dinkley’ na busca da plataforma, o buscador exibe vários confetes coloridos e bandeiras LGBTQIA+, bem como a bandeira laranja, branca e rosa, símbolo do movimento lésbico.

O filme “Trick or Treat Scooby Doo” já estreou na Amazon Prime Video dos Estados Unidos, mas não tem previsão de estreia no Brasil.
Foto de capa: Warner Bros. Pictures/Reprodução/Twitter
Reportagem por Vinicius Corrêa, com revisão de Victoria Muzi e Gabriel Folena
LEIA TAMBÉM: 5 livros para quem leu e gostou de ‘Vermelho, branco e sangue azul’
LEIA TAMBÉM: 5 séries asiáticas com temática LGBTQIA+ para conhecer
Pingback: Estreia de ”Travessia” agita telespectadores nas redes sociais | Agência UVA