Cultura Séries

5 séries asiáticas com temática LGBTQIA+ para conhecer

Confira a lista organizada pela Agência UVA

Séries asiáticas, também conhecidas como doramas, ocupam cada vez mais espaço no ocidente, e os BLs (Boys Love) tailandeses e coreanos não ficam de fora. O subgênero traz histórias de amor entre dois personagens masculinos, se afastando do tradicional relacionamento entre um protagonista homem e uma protagonista mulher. 

De tom mais leve, os dramas atendem a uma demanda que parece ser crescente entre espectadores: mais felicidade nas produções LGBTQIA+. Finais tristes em filmes e seriados que levantam a bandeira vêm encontrando resistência, especialmente no Ocidente, onde longas como o “O Segredo de Brokeback Mountain”, clássico romance entre dois homens de 2005, dão lugar a novos ícones de uma nova geração, como o seriado de romance “Young Royals”, de 2021.

Confira algumas recomendações Boys Love da Agência UVA:

I TOLD SUNSET ABOUT YOU

(Reprodução/LINE TV/MyDramaList )

O BL conta um amor entre dois meninos, Teh e Ohaew. O relacionamento começa como uma amizade, se torna uma rixa, e finalmente chega ao amor. A preocupação diversos aspectos da produção, como paletas de cores e a escolha dos atores principais, os famosos PP Kritt e Billkin, destacam o título. Ao longo do drama, o espectador é cativado pela ansiedade dos personagens, nas angústias e incertezas e, principalmente, na química entres os atores.

Episódios: 5

Gênero: Romance, drama

Ano: 2020

SEMANTIC ERROR

(Reprodução/W Original/MyDramaList)

O BL coreano traz a história de Chu Sang Woo e Jang Jae Young, dois meninos que se odeiam. Aos poucos, eles vão criando sentimentos românticos um pelo outro, e tudo começa por conta de uma briga durante um trabalho acadêmico da faculdade. Esse é um dos primeiros doramas coreanos com temática LGBTQIA+ que traz um Idol (nome dado aos cantores coreanos) como ator, o cantor Park Jae Chan do grupo sul-coreano DKZ.

Episódios: 8

Gênero: Comédia Romântica

Ano: 2022

BAD BUDDY

(Reprodução/GMMTV/MyDramaList )

Como um dos maiores sucessos de 2021, Bad Buddy não poderia ficar de fora dessa lista. A série lembra uma história clássica que todo mundo conhece: Romeu e Julieta. Os personagens principais, Pran e Pat, não se entendem inclusive nas escolhas de cursos (um faz Arquitetura, o outro, Engenharia), mas aos poucos criam laços de amizade que evoluem para o amor. Porém, não será fácil encontrar aceitação, seja pelos seus pais, que são vizinhos, ou para a roda de amigos de cada um. A série completa está disponível no canal oficial da GMMTV no YouTube.

Episódios: 12

Gênero: Comédia Romântica

Ano: 2021

NOT ME

(Reprodução/GMMTV/MyDramaList )

Abordando questões políticas do governo tailandês, esse BL se encontra no topo quando se trata da luta dos movimentos sociais por igualdade e direitos LGBTQIA+, inclusive pelo casamento homoafetivo no país. O enredo traz dois irmãos gêmeos, White e Black, capazes de sentir o que o outro sente. Quando Black entra em coma, White decide ir atrás de quem o colocou nesse estado. Ele entra disfarçadamente na gangue de seu gêmeo, mas acaba se apaixonando por um dos integrantes, Sean. Por estar fingindo que é seu irmão, esse romance não vai ser simples. No caminho, White também descobre segredos sujos de seu gêmeo. A série também pode ser encontrada no canal oficial da GMMTV no YouTube.

Episódios: 14

Gênero: Ação, romance

Ano: 2021

SOTUS 

(Reprodução/GMMTV/MyDramaList)

Ainda da produtora GMMTV, Sotus é considerada um clássico e não poderia ficar de fora. A série conta a história entre o veterano Arthit e o calouro Kongpob, ambos do curso de Engenharia, que não se gostam no começo. Os veteranos pegam pesado com os calouros, e o mais velho, como um dos monitores do curso, segue as atividades rígidas do sistema. Porém, o mais novo não se deixa abalar e enfrenta a hierarquia, e no meio dessa confusão os dois vão se tornam mais próximos ao ponto de se apaixonar. Lançado em 2016, foi um dos primeiros da GMMTV e ganhou uma segunda temporada, Sotus S, em 2017. As duas temporadas estão disponíveis no canal da GMMTV no YouTube.

Episódios: 15

Gênero: Comédia Romântica

Ano: 2016

Foto de capa: Reprodução W Original/MyDramaList

Repórter Juliana Ramos, com edição de texto de Victoria Muzi e Gabriel Folena

LEIA TAMBÉM: 5 livros para quem leu e gostou de ‘Vermelho, branco e sangue azul’

LEIA TAMBÉM: 5 doramas da Netflix que valem a pena maratonar

1 comentário em “5 séries asiáticas com temática LGBTQIA+ para conhecer

  1. Pingback: HBO lidera vitórias do Emmy, com Zendaya alcançando feito inédito | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s