A Agência UVA preparou uma lista com cinco podcasts sobre política para você entender o avanço da extrema-direita no Brasil. Tanto a extrema-direita quanto a esquerda são relacionadas à exaltação da nacionalidade, da tradição e da história e cultura de um País.
“O crescimento da extrema-direita é um processo de radicalização da classe média, a qual se vê ameaçada pelas transformações e vota na extrema-direita de modo a frear as mudanças ou retornar a um status quo anterior”, explica Rodrigo Mayer, Doutor em Ciência Política, e um dos estudiosos da temática.
Confira a lista de podcasts:
1 – Rádio Escafandro: “Por que votam no mito?”
Apresentado por Tomás Chiaverin, o podcast “Rádio Escafandro” fala de política a ciência, de cultura a saúde, de urbanismo a comportamento. A abordagem é sempre jornalística, com “um pé na literatura e outro na filosofia”. No episódio “Por que votam no mito?”, Tomás entrevista Davi Carvalho, cientista social, divulgador científico e doutorando em Ciência Política na Unicamp. Na conversa, Davi explica, por meio das teorias da psicologia social e da neurociência, o que move 30% da população brasileira em direção à Jair Bolsonaro.
2 – O Assunto: “O resultado do primeiro turno das eleições”
“O Assunto”, do G1, conduzido pela jornalista Renata Loprete, está no top 10 podcasts mais acessados e tocados no Brasil na plataforma Spotify. Neste episódio, Renata conversa com o jornalista Thomas Traumann, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre os resultados eleitorais do último domingo (2). Para Thomas, o desempenho de Lula (48,43%) e de Bolsonaro (43,20%) retratam um “antibolsonarismo muito forte, mas um antipetismo também”.
3 – Ilustríssima Conversa: Juliana Dal Piva
Neste episódio do podcast literário e cultural da “Folha de São Paulo”, a jornalista Juliana Dal Piva, repórter investigativa do UOL, conversa com Eduardo Zombini, o host, sobre seu livro “O negócio do Jair” (Zahar). Segundo ela, a “rachadinha” nos gabinetes dos filhos de Jair Bolsonaro são a ponta de um esquema de corrupção maior. Juliana, que investiga o tema desde 2018, conta os bastidores da apuração de seu livro e da relação da família com a política.
4 – Café da Manhã: “O futuro da direita sob a força do bolsonarismo“
O podcast da “Folha de São Paulo” é diário e está sempre debatendo assuntos que mobilizaram a opinião pública no dia anterior. Neste episódio, o jornalista Bruno Boghossian entrevistou Isabela Kalil, coordenadora do Observatório da Extrema Direita. Ela analisa o domínio do bolsonarismo sobre a direita brasileira, discute as mudanças na sociedade que abriram caminho para esse fenômeno e debate se ainda existe espaço para uma direita moderada no país.
5 – Viracasacas: Mídia e Extrema-Direita
“Viracasacas” é um podcast de direito, atualidades, entretenimento e política. Na “coluna” de maio passado, um dos hosts, “Carapanã”, fala sobre os motivos estruturais e políticos que levam a extrema-direita a se beneficiar da cobertura midiática.
Foto de capa: Pexels
Daniela Oliveira é jornalista, Mestre em Comunicação, professora e Coordenadora da Agência UVA
LEIA TAMBÉM: Eleições 2022: diversidade aumenta na Câmara dos Deputados
LEIA TAMBÉM: Eleições 2022: eleitores depositam esperança nas urnas
Pingback: Irã: onda de protestos no país é reprimida de forma violenta | Agência UVA
Pingback: Eleições 2022: Lula é eleito presidente do Brasil | Agência UVA