A cada quatro anos, chega o período de eleições federais e estaduais. Junto das campanhas eleitorais para Presidente, Governador, Deputados Federais e Estaduais e Senadores, vêm as músicas de cada candidato. Não são todos que possuem um ‘jingle’, termo que caracteriza as canções curtas de divulgação. Para candidatos estaduais, é comum escutar apenas dos que estão com melhores percentuais em pesquisas. Já para os federais, especialmente os presidenciáveis, há destaque pela sua repercussão nacional gigantesca.
A equipe da Agência UVA separou os jingles dos principais candidatos à presidência da república nas eleições de 2022. Confira a lista abaixo:
Lula – “Sem medo de ser feliz”
O clássico, que acompanhou as candidaturas do ex-presidente e atual candidato Luis Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), teve sua primeira versão lançada em 1989, enquanto disputava pela primeira vez o cargo na presidência. Composta por Hilton Acioli, a versão original teve como cantores principais Djavan, Chico Buarque e Gilberto Gil. Em 2022, o coro foi uma surpresa preparada por Janja, companheira de Lula. Cantando a música, tivemos: Pabllo Vittar, Duda Beat, Maria Rita, Zélia Duncan, Chico César, Martinho da Vila, entre vários outros nomes da música brasileira contemporânea. Escute aqui a atual versão de “Sem medo de ser feliz”.

Jair Bolsonaro – “Capitão do povo”
Em ritmo de sertanejo, o atual presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), divulgou seu jingle em julho. A letra fala sobre o “capitão do povo” que “vai vencer de novo” e “defender a família sem te enganar”, em ritmo ‘heróico’. O clipe destaca a facada que Bolsonaro sofreu em 2018, em Juíz de Fora, e o candidato sendo carregado em uma maca, já em São Paulo. Além disso, imagens do presidente mais jovem, enquanto sargento do exército, aparecem no vídeo. Escute “Capitão do povo” aqui.

(Foto: Reprodução/JC Online)
Ciro Gomes – “Prefiro Ciro”
O candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes, escolheu o frevo como estilo de seu jingle. O título, “Prefiro Ciro”, vai de encontro a como se define o candidato, uma resposta alternativa à polarização de Lula (PT) e Bolsonaro (PL). Em um clipe “cheio de energia, mensagem e vibração”, como diz a descrição do vídeo, diversos eleitores do PDT aparecem dançando em ritmo carnavalesco. “Não quero o cruel, nem o duvidoso, presente sem futuro, nem passado já sem gosto”, diz a letra. Assista aqui o vídeo para “Prefiro Ciro”.

Simone Tebet – “Brasil quer mudança, eles não”
Simone Tebet, candidata do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), utilizou o samba-enredo para iniciar sua campanha eleitoral. Em um vídeo simples, somente apresentando a letra do samba, o jingle critica a polarização provocada por Lula e Bolsonaro. A letra é cantada em harmonia de carnaval: “Eles não e ela sim, Simone sim e eles não”. Assista aqui ao clipe usado na campanha da senadora e candidata do MDB, Simone Tebet.

(Foto: Reprodução/O Poder)
Soraya Thronicke – “Para unir o Brasil”
Soraya Thronicke, a candidata pelo partido União Brasil, propõe, em seu jingle sertanejo, a união do país. “Chega de lero-lero, Soraya é a solução”, diz a letra. Thronicke se apresenta contra a polarização de opiniões partidárias entre PT e PL. “Chega de briga e de confusão, Tá na hora da união”, é cantado no refrão do jingle. Escute aqui “Para unir o Brasil”, da campanha de Soraya Thronicke.

(Foto: Reprodução/Youtube)
As eleições presidenciais acontecem no dia 2 de outubro. Caso haja segundo turno, a população será convocada às urnas novamente no dia 30 do mesmo mês.
Foto de capa: Reprodução/Youtube
Reportagem Vinicius Corrêa, com edição de texto de Gabriel Folena
LEIA TAMBÉM: Eleições 2022: candidatos alternam entre campanhas virtuais e nas ruas
LEIA TAMBÉM: Eleições 2022: últimos debates presidenciais têm data marcada
0 comentário em “Conheça os jingles de cada candidato à presidência”