Geral

Conheça os jingles de cada candidato à presidência

Sertanejo, frevo e samba-enredo são os ritmos escolhidos nas campanhas dos presidenciáveis.

A cada quatro anos, chega o período de eleições federais e estaduais. Junto das campanhas eleitorais para Presidente, Governador, Deputados Federais e Estaduais e Senadores, vêm as músicas de cada candidato. Não são todos que possuem um ‘jingle’, termo que caracteriza as canções curtas de divulgação. Para candidatos estaduais, é comum escutar apenas dos que estão com melhores percentuais em pesquisas. Já para os federais, especialmente os presidenciáveis, há destaque pela sua repercussão nacional gigantesca.

A equipe da Agência UVA separou os jingles dos principais candidatos à presidência da república nas eleições de 2022. Confira a lista abaixo:

Lula – “Sem medo de ser feliz”

O clássico, que acompanhou as candidaturas do ex-presidente e atual candidato Luis Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), teve sua primeira versão lançada em 1989, enquanto disputava pela primeira vez o cargo na presidência. Composta por Hilton Acioli, a versão original teve como cantores principais Djavan, Chico Buarque e Gilberto Gil. Em 2022, o coro foi uma surpresa preparada por Janja, companheira de Lula. Cantando a música, tivemos: Pabllo Vittar, Duda Beat, Maria Rita, Zélia Duncan, Chico César, Martinho da Vila, entre vários outros nomes da música brasileira contemporânea. Escute aqui a atual versão de “Sem medo de ser feliz”.

O clipe de “Sem medo de ser feliz” (2022) começa com Flor Gil, neta do GIlberto Gil, cantando os primeiros versos (Foto: Reprodução/Youtube)

Jair Bolsonaro – “Capitão do povo”

Em ritmo de sertanejo, o atual presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), divulgou seu jingle em julho. A letra fala sobre o “capitão do povo” que “vai vencer de novo” e “defender a família sem te enganar”, em ritmo ‘heróico’. O clipe destaca a facada que Bolsonaro sofreu em 2018, em Juíz de Fora, e o candidato sendo carregado em uma maca, já em São Paulo. Além disso, imagens do presidente mais jovem, enquanto sargento do exército, aparecem no vídeo. Escute “Capitão do povo” aqui.

“Capitão do povo” foi escrita e cantada pela dupla sertaneja Matheus e Cristiano
(Foto: Reprodução/JC Online)

Ciro Gomes – “Prefiro Ciro”

O candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes, escolheu o frevo como estilo de seu jingle. O título, “Prefiro Ciro”, vai de encontro a como se define o candidato, uma resposta alternativa à polarização de Lula (PT) e Bolsonaro (PL). Em um clipe “cheio de energia, mensagem e vibração”, como diz a descrição do vídeo, diversos eleitores do PDT aparecem dançando em ritmo carnavalesco. “Não quero o cruel, nem o duvidoso, presente sem futuro, nem passado já sem gosto”, diz a letra. Assista aqui o vídeo para “Prefiro Ciro”.

Ciro Gomes já foi prefeito de Fortaleza, de 1989 a 1990, e governador do Ceará de 1991 a 1994 (Foto: Reprodução/Youtube)

Simone Tebet – “Brasil quer mudança, eles não”

Simone Tebet, candidata do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), utilizou o samba-enredo para iniciar sua campanha eleitoral. Em um vídeo simples, somente apresentando a letra do samba, o jingle critica a polarização provocada por Lula e Bolsonaro. A letra é cantada em harmonia de carnaval: “Eles não e ela sim, Simone sim e eles não”. Assista aqui ao clipe usado na campanha da senadora e candidata do MDB, Simone Tebet. 

SImone Tebet é, atualmente, senadora de seu estado, Mato Grosso do Sul
(Foto: Reprodução/O Poder)

Soraya Thronicke – “Para unir o Brasil”

Soraya Thronicke, a candidata pelo partido União Brasil, propõe, em seu jingle sertanejo, a união do país. “Chega de lero-lero, Soraya é a solução”, diz a letra. Thronicke se apresenta contra a polarização de opiniões partidárias entre PT e PL. “Chega de briga e de confusão, Tá na hora da união”, é cantado no refrão do jingle. Escute aqui “Para unir o Brasil”, da campanha de Soraya Thronicke.

Soraya Thronicke têm como principal proposta, de sua campanha, a substituição de 11 impostos por um único
(Foto: Reprodução/Youtube)

As eleições presidenciais acontecem no dia 2 de outubro. Caso haja segundo turno, a população será convocada às urnas novamente no dia 30 do mesmo mês.

Foto de capa: Reprodução/Youtube

Reportagem Vinicius Corrêa, com edição de texto de Gabriel Folena

LEIA TAMBÉM: Eleições 2022: candidatos alternam entre campanhas virtuais e nas ruas

LEIA TAMBÉM: Eleições 2022: últimos debates presidenciais têm data marcada

0 comentário em “Conheça os jingles de cada candidato à presidência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s