Quando um grande atleta deixa as quadras, é quase impossível não se emocionar. Rodeado pela família, amigos e inúmeros fãs, Roger Federer disputou pela última vez uma partida como profissional. Ao lado de Rafael Nadal, um dos seus maiores rivais, o tenista entrou em quadra pela Laver Cup, em Londres, na sexta-feira (23).
Com mais de 25 anos de carreira, Federer encerrou sua trajetória no esporte fazendo o que mais gostava: jogar um torneio em alto nível. Há mais de um ano parado, o tenista fez dupla com Nadal, que juntos representaram o Time Europa na competição. A partida foi bem acirrada e terminou com vitória por 2 sets a 1 para o Time Mundo, formado pelos norte-americanos Jack Sock e Frances Tiafoe.
Entretanto, apesar da derrota, a noite não poderia ser mais memorável para Roger, que ao fim da disputa, foi ovacionado por todas as pessoas presentes na arena. E se não bastassem os aplausos do público, o tenista ainda seria reverenciado por seus companheiros de profissão. Considerado o grande rival de Federer, Rafael Nadal não conseguiu segurar sua emoção e chorou ao ver o agora, ex-tenista dar adeus às quadras.
Sensibilizado com todas as homenagens que recebeu, Federer fez um depoimento após o término do duelo. Segundo ele, sua história no tênis foi melhor do que ele podia imaginar e que, embora tenha entrado em quadra diversas vezes, esta tinha um sabor especial.
“Vamos superar isso de alguma forma, foi um dia incrível. Eu disse para os caras que estou feliz, não triste. É ótimo estar aqui. Eu curti amarrar o tênis mais uma vez, tudo foi pela última vez. Eu fiquei feliz que aguentei até o fim. Jogar com Rafa, ter os caras aqui, todas as lendas, foi especial”, declarou.
Nas redes sociais, foi só acontecer o último quicar da bola para que grandes nomes do esporte começassem com os agradecimentos.
No Twitter, as contas oficiais da Laver Cup e do Roland Garros prestaram suas homenagens ao tenista.
Com 103 títulos na Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), sendo 20 de Grand Slam, Roger Federer se despede do tênis como um dos maiores nomes da história do esporte.
Foto de Capa: Reprodução/Twitter
Reportagem Anne Rocha, com edição de texto de Victoria Muzi
LEIA TAMBÉM: Caso Vinícius Jr: Congresso Espanhol recrimina atos racistas cometidos contra o jogador
LEIA TAMBÉM: Vinícius Jr. “baila” em vitória do Real Madrid após ser vítima de racismo
Pingback: Jogo de futebol termina com 174 pessoas mortas na Indonésia | Agência UVA