O artista tecnológico Dries Depoorter desenvolveu um projeto de inteligência artificial chamado ”The Follower”, que consiste em identificar o momento em que uma pessoa tirou determinada foto para o Instagram. Ele realizou gravações de imagens com câmeras abertas e utilizou uma inteligência artificial que compara o vídeo com as imagens da rede social.
Depoorter publicou em seu perfil no Twitter todas as etapas para criar a tecnologia.
O primeiro passo foi gravar, por horas, com câmeras de lente aberta em locais públicos. Depois, Depporter fez a coleta das fotos de influenciadores digitais que possuem mais de 100 mil seguidores, que estivessem marcadas com as tags de localização dos ambientes onde as câmeras estavam presentes. No terceiro e último passo, o software de computador que compara as fotos e as gravações em vídeo foi colocado em prática. O programa tem a função de fazer a análise das características do local do vídeo, as roupas que as pessoas em cena estão usando, e outros pontos que possibilitam a associação com imagens relacionadas.
O resultado mostra o passo a passo das pessoas, desde o momento em que a fotografia é tirada, até a preparação e checagem dos materiais contidos no celular. As câmeras filmam todos esses processos, como as filmagens de bastidores de uma produção audiovisual.
Dries, apesar de não divulgar o software que utilizou para fazer os comparativos, prometeu publicar nas redes sociais mais resultados do projeto.
Maria Eduarda Duarte, com edição de texto de Gabriel Folena
LEIA TAMBÉM: Produtividade: 5 apps que ajudam na organização do dia a dia
LEIA TAMBÉM: Infodemia: as redes sociais e a pandemia das ”fake news’‘
Pingback: Elon Musk e Twitter: após compra, mudanças na rede social devem começar em breve | Agência UVA