Cultura Entretenimento Geral

Penúltimo dia do festival Rio2C é marcado por podcasts e humor

Os eventos deste sábado (30) tiveram como foco a criação de conteúdo e a adaptação entre redes sociais

Desde terça (26), o Rio2C, maior evento de criatividade da América Latina, tem promovido debates e encontros sobre temas variados relacionados a cultura e tecnologia. O penúltimo dia do evento (30) levou aos palcos diversas personalidades, entre elas a equipe do Porta dos Fundos e a influencer Ana d’Ultra Vaz, a “Super Vulgar”, como é conhecida no TikTok. Temas como ética no humor e criação de conteúdo marcaram o público na tarde de sábado.

No início do dia, representantes do Porta dos Fundos falaram sobre a produção de roteiros e conteúdos, no painel “Porta dos Fundos: alimentando o portaverso”, que contou com o ator Pedro Benevides, o analisa de mídias sociais Samuel Souza, o editor chefe Gustavo Martins e a roteirista Gabriela Niskier.

A equipe do Porta comentou sobre os desafios enfrentados pela exigência de alto padrão dos roteiros, o consumo imprevisível de conteúdo e a adaptação das esquetes para diversas plataformas. Os palestrantes ainda falaram sobre como levar o conteúdo a outros países e culturas.

Para a roteirista Gabriela Niskier, o grande diferencial do canal está na qualidade de roteiro e produções. (Foto: Malu Danezi/Agência UVA)

Na palestra “Spotify: crie seu podcast”, a influencer, tiktoker e maquiadora Ana d’Utra Vaz, mais conhecida como “Super Vulgar”, deu dicas para o desenvolvimento de podcasts, indústria que vem crescendo nos últimos anos. O Spotify, maior plataforma da área, já conta com mais de 1 bilhão de podcasts. Ana deu ênfase na facilidade de produzir um produto como esse, principalmente pela Anchor, plataforma que disponibiliza ferramentas gratuitas de edição, possibilitando grande acessibilidade.

A palestrante também falou sobre a intimidade que é criada com o público através dos programas. Ela explica que a Super Vulgar foi uma criação própria que representa o seu eu mais autêntico. Através do podcast, Ana acredita que entra na rotina do publico que a acompanha, o que torna a experiência mais pessoal.

A influencer ressaltou como a comunidade de criadores de podcast foi gentil, a ajudando a crescer. Ana citou ainda como os dados disponibilizados através do Spotify a permitem especializar e direcionar o conteúdo, assim alcançando mais engajamento.

Para Ana, o maior trunfo dos podcasts é sua facilidade de produção, que não exige um grande investimento. (Foto: Malu Danezi/Agência UVA)

Por fim, o enconro “Comedy Hack: Qual é o tom da piada?” uniu Maurício Rizzo, showrunner, redator e ator, e Joice Berth, escritora, colunista e psicanalista para falar sobre ética dentro do humor. Os convidados deixaram claro que sempre há um risco em trabalhar com a comédia, porque uma piada nunca é apenas uma piada. Para a escritora Joice Berth, o humor serve para promover reflexões e elaborar críticas, porém com equilíbrio e responsabilidade.

“O humor é uma moeda social, um rivotril natural e o crachá da zoeira”, comentou Maurício Rizzo.

O Festival Rio 2C acontece até domingo (01), e ainda contará com discussões sobre metaverso, um encontro com a atriz Cláudia Abreu, o painel “A revolução da produção virtual no Brasil”, e outros.

Foto de Capa: Malu Danezi

Malu Danezi (3ª período), com revisão de Leonardo Minardi (7º período)

LEIA TAMBÉM: Fióti, do Laboratório Fantasma, exalta a união do rap com o universo dos games

LEIA TAMBÉM: Equipe do Porta dos Fundos foi destaque no Festival 2C, neste sábado (30).

1 comentário em “Penúltimo dia do festival Rio2C é marcado por podcasts e humor

  1. Pingback: Último dia do festival Rio2C traz temáticas de inovação e tecnologias. | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s