Literatura

“Não se apega, não”: Isabela Freitas detalha próximo livro e debate autoestima

Em encontro realizado no Salão Carioca do Livro (LER), a escritora falou sobre críticas, elogios, e o novo volume de sua série

Desde segunda (9), o Píer Mauá recebe o Salão Carioca do Livro (LER), evento que reúne amantes da literatura e escritores. Nesta quinta (12), foi a vez de Isabela Freitas, autora da série de livros “Não se apega, não”, participar de um debate sobre suas obras e aspirações, na mesa “Não se apega, não: um papo sobre amor próprio”.

Durante o encontro, a escritora falou sobre o foco de seus trabalhos não ser o romance, e sim o amadurecimento e evolução da personagem de menina à mulher. O quinto livro será lançado ainda esse ano, e Isabela comenta que a saga completa terá sete volumes. Com a próxima edição quase finalizada, a autora conta alguns segredos: “Nele, o casal finalmente fica junto”, garante a escritora. Ainda assim, a protagonista enfrentará problemas com essa relação, por não conhecer a si mesma, e buscará ajuda na terapia.

O primeiro livro da saga foi um sucesso, tanto em críticas quanto em vendas, garantindo diversas continuações (Foto: Intrínseca)

Isabela compartilha que, durante sua adolescência, só encontrava livros de romance clichês com finais felizes, então, quis trazer algo novo quando começou a escrever, focando na personagem e nos desafios da sua trajetória. Ela comenta que sempre recebe mensagens de leitores querendo encontrar os personagens na vida real, já que o livro é inspirado na sua própria história, porém adianta que eles não existem, sendo obras de ficção.

Durante o encontro, quando perguntada por Jackson Jacques, mediador do palco Voz e Vez da LER, qual era sua voz e para quem ela falava, a autora se orgulha:

“Eu tenho a voz de uma mulher forte, que não desiste e falo para as pessoas que um dia não acreditaram em si”, afirma.

Isabela vê “Não se apega, não” como uma ajuda silenciosa para as pessoas que lutam com suas autoestimas, ou que sentem vergonha de falar sobre problemas dentro de um relacionamento tóxico. Apesar de receber mensagens dizendo que é “mal amada e louca” por causa de seus livros, principalmente de homens, a escritora não se abala e continua passando mensagens de amor próprio e força.

“Minha princesa favorita sempre foi a Mulan porque ela era a única que pegava a espada e ia para a guerra”, acrescenta.

“Você se propor a trabalhar e admitir que precisa de ajuda é, sim, revolucionário”, afirma Isabela Freitas (Foto: Malu Danezi)

Sobre sua rotina, a autora diz que não se pressiona para escrever, e só produz quando está se sentindo bem e feliz. Isabela conta ainda que o momento em que reconheceu seu sucesso e o resultado de seus esforços foi quando passou a receber elogios de grandes autores, como Paulo Coelho e Manuel Carlos. Outro marco importante da sua carreira foi a minissérie de seu primeiro livro, produzida pela Rede Globo e exibida pelo Fantástico.

“Meu sonho hoje é ver uma grande adaptação para os cinemas”, confessa.

O LER – Salão Carioca do Livro vai até o próximo domingo (15), e ocorre das 09h às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Sympla, a partir de R$40,00 (meia-entrada).

Foto de Capa: Isabela Freitas/Twitter

Malu Danezi (3ª período), com revisão de Leonardo Minardi (7º período)

LEIA TAMBÉM: Festival LER: Salão Carioca do Livro tem sua 4ª edição nos dias 9 a 15 de maio

LEIA TAMBÉM: Blogs literários, um novo caminho para incentivar a literatura

2 comentários em ““Não se apega, não”: Isabela Freitas detalha próximo livro e debate autoestima

  1. Pingback: Raphael Montes fala sobre escrever para o streaming no Salão Carioca do Livro (LER) | Agência UVA

  2. Pingback: Vitor Martins fala sobre abordar romances LGBTQIA+ e a pandemia em seus livros no Salão Carioca do Livro (LER) | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s