Comunicação

Aula inaugural dos cursos de Jornalismo e Publicidade da UVA debate racismo e representatividade

Evento contou com três profissionais pretos que são referência no tema

Com o semestre de 2023.1 acontecendo a todo vapor, foi realizada nesta quarta-feira (22) a aula inaugural dos cursos de Jornalismo e Publicidade da UVA. O encontro no auditório da universidade na Tijuca reuniu corpo docente e discente, além de profissionais das duas áreas para debater o legado de Glória Maria para a Comunicação. No encontro, também foi possível refletir sobre os desafios enfrentados no combate ao racismo em redações e espaços de trabalho na Publicidade.

Mediada pela ex-aluna de Jornalismo da UVA, Bárbara Souza, a palestra lotou o auditório e teve a presença de três profissionais negros que são referência no mercado da Comunicação: Érica Martins, publicitária e supervisora de mídia da Artplan; Marcelle Chagas, jornalista e coordenadora geral da Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação; e Marcio Ferreira, jornalista, pós-graduado em marketing e Mestre em Sociologia.

Da esquerda para direita: Marcio Ferreira, Marcelle Chagas, Bárbara Souza e Érica Martins. (Foto: Agência UVA/ Daniela Oliveira)

O evento começou com uma homenagem à jornalista Glória Maria, que faleceu em fevereiro passado, e ressaltou a importância da representatividade feminina e negra para as gerações mais jovens. A partir da fala da jornalista: “‘Tudo que eu quis fazer, eu fiz’ – o legado de Glória Maria para a Comunicação”, cada convidado refletiu sobre o exemplo de Glória, bem como sobre seus passos sendo um profissional negro ou negra.

“Glória foi um exemplo para todos nós. E será ainda para gerações futuras como a de vocês. Saber que ela chegou onde quis nos dá força para trilhar nosso próprio caminho. Eu sou uma mulher preta inserida num contexto acadêmico e ainda sonho conquistar muitos espaços”, abriu Marcelle Chagas.

Márcio Ferreira foi categórico: “não querem que a gente, preto, pobre e periférico alcance certos lugares, mas estamos chegando e provando que podemos”.

Alunos e professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade debateram com profissionais do mercado os desafios de uma Comunicação mais atenta às questões do racismo. (Foto: Daniela Oliveira/Agência UVA)

Ações afirmativas nas empresas
A supervisora de mídia da Artplan, Érica Martins, ressalta que as empresas não fazem processos seletivos com vagas afirmativas porque elas são bondosas, mas porque urge a necessidade de entender o consumidor preto.

“As empresas perceberam que elas precisam de pessoas pretas no ambiente corporativo para se comunicar mais efetivamente com esse público-alvo”, afirma Érica. Portanto, as vagas de diversidade não são uma cota, mas uma vantagem para o empresariado. 

O jornalista e ex-professor da UVA, Marcio Ferreira, se considera um militante das causas sociais. Em sua perspectiva, “a subjetividade dificulta o combate ao racismo. A falta de representatividade de negros no ambiente de trabalho e na universidade também configura um preconceito.”. O jornalista reitera que ainda há muito para ser transformado. 

“Tem que levantar a discussão contra o racismo toda a hora”, afirma Marcio.

A jornalista e pesquisadora Marcelle Chagas incentiva às pessoas a ousarem seguir seus sonhos e questiona: “Quem são as pessoas que estão criando a nossa imprensa hoje?”.

“O jornalismo não retrata o povo preto, porque ele está muito pouco inserido no mercado da Comunicação, mesmo que as pessoas negras sejam quase metade da população brasileira”, afirma. 

Érica Martins, supervisora de mídia da Artplan, analisa o mercado publicitário atual. (Foto: Agência UVA/Daniela Oliveira)

“É preciso olhar para o jornalismo como um pilar essencial da sociedade, porque a informação possui um grande impacto na vida das pessoas”, disserta Marcelle Chagas.

Foto de capa: Juan Julian/TV UVA

Reportagem de Larissa Martins, com edição de texto de Daniela Oliveira

LEIA TAMBÉMEspecialistas debatem a eficácia do Novo Ensino Médio
LEIA TAMBÉM: Marielle Franco é homenageada no plenário da Câmara dos Deputados

2 comentários em “Aula inaugural dos cursos de Jornalismo e Publicidade da UVA debate racismo e representatividade

  1. Excelente iniciativa da Universidade!!!

  2. Pingback: Rio2C: “a nostalgia é uma caixa de primeiros socorros emocional” | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s