Comunicação

No último dia da Rio2C, diversidade e tecnologia foram protagonistas

As palestras de domingo (01) apresentaram novas perspectivas no mercado midiático

No último domingo (01), chegou ao fim o maior evento de criatividade da América Latina, a conferência Rio2C. Durante todo o dia, foi a vez de o tiktoker Raphael Vicente, o desenvolvedor de produtos Osvaldo Mendes, o roteirista Alexandre Paes Leme, e outras personalidades subirem aos palcos. O evento começou na terça (26) e contou com diversas palestras e encontros relacionados à tecnologia, comunicação e cultura.

Ministrada por Osvaldo Mendes, diretor de desenvolvimento de produtos e educador da Escola ZION, a mesa “Tendências no Mercado 3D” iniciou o dia com as novidades do mercado de tecnologias e explicou também o metaverso, ambiente virtual que busca reproduzir a realidade.

O educador deu ênfase ao crescimento do mercado de animação, principalmente na área de games que, atualmente, fatura mais que o cinema e a música juntos. Osvaldo também falou sobre as tecnologias disponíveis no mercado que facilitam o trabalho de arquitetos e engenheiros, dando agilidade aos projetos e assegurando o sucesso.

O uso de tecnologia sustentável por meio da impressão 3D foi um dos principais assuntos comentados por Osvaldo Mendes (Foto: Malu Danezi/ Agência UVA)

No início da tarde, os fundadores da Rio Webfest, maior festival de webséries do mundo, Daniel Archangelo e Leandro Silva se juntaram aos diretores e roteiristas Alexandre Paes Leme, Eve Cosendey, e ao criador de conteúdo Fábio Seixo. Os convidados conversaram sobre produção de conteúdo e os desafios da área, ressaltando a perseverança no meio de trabalho e a necessidade de profissionais especializados e originais.

“Essa carreira é sobre não desistir, e inovar”, reforçou Eve.

Os convidados realçaram ainda a importância de criar conexões (networking) no meio da comunicação.

Para Fábio, uma boa qualidade de fotografia em webséries é essencial para o sucesso da obra (Foto: Malu Danezi/Agência UVA)

No fim da tarde, o palco “Storyvillage” recebeu o tiktoker e influencer Raphael Vicente, a jornalista, escritora e roteirista Mariana Mortani, e a coordenadora de comunicação da Play9, Bruna Dias (também conhecida pelo conteúdo que produz no perfil “Dias de Cacho”, no Instagram). A mesa reuniu os jovens criativos para conversar sobre mídias sociais e as novas possibilidades de carreira do mundo digital.

Entre as principais pautas, foram discutidas a importância da roteirização dos vídeos e a personalidade do criador nas propagandas (famosas #publi). Outro ponto debatido, recebido com aplausos, foi a relevância da representatividade racial, geográfica e de diferentes orientações sexuais.

“Não é só em junho [mês do orgulho LGBT] que as marcas devem olhar para criadores LGBTQIA+”, afirmou Mariana.

Foto de Capa: Malu Danezi

Malu Danezi (3ª período), com revisão de Leonardo Minardi (7º período)

LEIA TAMBÉM: Penúltimo dia do festival Rio2C é marcado por podcasts e humor

LEIA TAMBÉM: Equipe do Porta dos Fundos foi destaque no Festival Rio2C, neste sábado (30)

2 comentários em “No último dia da Rio2C, diversidade e tecnologia foram protagonistas

  1. Pingback: Palestra destaca a importância do diálogo e estratégias de acesso à informação dentro dos podcasts | Agência UVA

  2. @evecosendey criou e dirigiu a WebSerie Patrícia com mais de 9 milhões de vizualizações em 72 países. Sem patrocínio ou nenhuma marca Eve construiu uma obra sobre a comunidade 🏳️‍🌈 com muito cuidado e dando visibilidade aos excluídos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s