No último domingo (01), chegou ao fim o maior evento de criatividade da América Latina, a conferência Rio2C. Durante todo o dia, foi a vez de o tiktoker Raphael Vicente, o desenvolvedor de produtos Osvaldo Mendes, o roteirista Alexandre Paes Leme, e outras personalidades subirem aos palcos. O evento começou na terça (26) e contou com diversas palestras e encontros relacionados à tecnologia, comunicação e cultura.
Ministrada por Osvaldo Mendes, diretor de desenvolvimento de produtos e educador da Escola ZION, a mesa “Tendências no Mercado 3D” iniciou o dia com as novidades do mercado de tecnologias e explicou também o metaverso, ambiente virtual que busca reproduzir a realidade.
O educador deu ênfase ao crescimento do mercado de animação, principalmente na área de games que, atualmente, fatura mais que o cinema e a música juntos. Osvaldo também falou sobre as tecnologias disponíveis no mercado que facilitam o trabalho de arquitetos e engenheiros, dando agilidade aos projetos e assegurando o sucesso.

No início da tarde, os fundadores da Rio Webfest, maior festival de webséries do mundo, Daniel Archangelo e Leandro Silva se juntaram aos diretores e roteiristas Alexandre Paes Leme, Eve Cosendey, e ao criador de conteúdo Fábio Seixo. Os convidados conversaram sobre produção de conteúdo e os desafios da área, ressaltando a perseverança no meio de trabalho e a necessidade de profissionais especializados e originais.
“Essa carreira é sobre não desistir, e inovar”, reforçou Eve.
Os convidados realçaram ainda a importância de criar conexões (networking) no meio da comunicação.

No fim da tarde, o palco “Storyvillage” recebeu o tiktoker e influencer Raphael Vicente, a jornalista, escritora e roteirista Mariana Mortani, e a coordenadora de comunicação da Play9, Bruna Dias (também conhecida pelo conteúdo que produz no perfil “Dias de Cacho”, no Instagram). A mesa reuniu os jovens criativos para conversar sobre mídias sociais e as novas possibilidades de carreira do mundo digital.
Entre as principais pautas, foram discutidas a importância da roteirização dos vídeos e a personalidade do criador nas propagandas (famosas #publi). Outro ponto debatido, recebido com aplausos, foi a relevância da representatividade racial, geográfica e de diferentes orientações sexuais.
“Não é só em junho [mês do orgulho LGBT] que as marcas devem olhar para criadores LGBTQIA+”, afirmou Mariana.
Foto de Capa: Malu Danezi
Malu Danezi (3ª período), com revisão de Leonardo Minardi (7º período)
LEIA TAMBÉM: Penúltimo dia do festival Rio2C é marcado por podcasts e humor
LEIA TAMBÉM: Equipe do Porta dos Fundos foi destaque no Festival Rio2C, neste sábado (30)
Pingback: Palestra destaca a importância do diálogo e estratégias de acesso à informação dentro dos podcasts | Agência UVA
@evecosendey criou e dirigiu a WebSerie Patrícia com mais de 9 milhões de vizualizações em 72 países. Sem patrocínio ou nenhuma marca Eve construiu uma obra sobre a comunidade 🏳️🌈 com muito cuidado e dando visibilidade aos excluídos