Cultura Entretenimento

Porta dos Fundos é destaque no Festival Rio2C

Representantes da produtora comentaram, entre outros temas, sobre como são feitas suas conhecidas esquetes

Neste sábado (30), o Festival Rio2C promoveu uma conversa descontraída com representantes do canal Porta dos Fundos, que possui mais de 17 milhões de inscritos no YouTube. O encontro reuniu o humorista e ator Pedro Benevides, Samuel Souza, publicitário e analista de mídias da marca, Gabriela Niskier, roteirista do Canal, e Gustavo Martins, editor chefe do Porta. Foram abordadas questões como adaptação multiplataforma, produção e organização de conteúdos e roteiros.

Durante cerca de uma hora, os palestrantes criaram um ambiente agradável e cheio de humor. A roteirista Gabriela Niskier garantiu que, mesmo trabalhando com piadas, a produção de roteiro é levada de forma séria. Para garantir que tudo saia como planejado e que tenham conteúdo suficiente para manter um bom ritmo de postagem, são produzidos cerca de 15 roteiros por semana. Além disso, Gabriela citou que a pressão auxilia seu processo criativo.

Convidados debateram o consumo multiplataforma e a adaptação para os diversos aplicativos. (Foto: Malu Danezi/Agência UVA)

Já Gustavo, editor chefe do Porta, deu ênfase à importância do feedback do público, pois a partir dele os roteiristas e criadores tem noção do que a audiência gosta. Ele também mencionou um problema que a maioria dos criadores de conteúdo enfrentam: o fato do consumo ser imprevisível. Às vezes, são produzidos materiais com a certeza de sucesso que acabam tendo baixa audiência, ou o contrário. O editor observou que é comum vídeos viralizarem semanas após sua publicações, por conversarem com algum assunto que não estava em alta no momento da postagem.

“A melhor piada do mundo contada pela segunda vez, é a pior piada do mundo” afirma Gustavo ao falar sobre originalidade.

Ainda sobre o tema, Samuel disse que a produtora adapta suas esquetes para novos formatos. Isso é necessário para que o Porta dos Fundos possa estar presente em diversas plataformas, seja no formato horizontal do YouTube ou vertical do reels do Instagram. Essa variedade também permite o consumo do conteúdo em outros ambientes, como o TikTok, que está em alta na rotina digital da população.

“O cotidiano é nossa matéria prima, e estamos na vida de todos” acrescenta o editor.

Por fim, o ator e humorista Pedro Benevides mencionou o forte investimento feito nos melhores roteiristas e profissionais: “estamos sempre buscando o melhor possível, e isso reflete na qualidade dos vídeos”.

O Festival Rio2C é o maior evento de inovação e criatividade da América Latina, e acontece até hoje (01), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Foto de capa: Malu Danezi/Agência UVA

Malu Danezi (3ª período), com revisão de Leonardo Minardi (7º período)

LEIA TAMBÉM: “Precisamos avançar muito na pauta trans”, dizem Linn da Quebrada e Mariah Rafaela

LEIA TAMBÉM: Fióti, do Laboratório Fantasma, exalta a união do rap com o universo dos games

2 comentários em “Porta dos Fundos é destaque no Festival Rio2C

  1. Pingback: Penúltimo dia do festival Rio 2C é marcado por influencers e humor | Agência UVA

  2. Pingback: Último dia do festival Rio2C traz temáticas de inovação e tecnologias. | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s