Cultura

“Pantanal” estreia sob grande euforia e eleva índices de audiência da Globo

Cercada de expectativas, nova novela do horário nobre mostra força e engaja público nas mídias sociais

“Pantanal”, nova novela da rede Globo, estreou nessa segunda-feira (28) cercada de grandes expectativas do público. A trama, um remake da obra homônima produzida pela Rede Manchete que se tornou um dos maiores clássicos da teledramaturgia nacional no início dos anos 1990, teve um trabalho de divulgação cuidadoso e incisivo por parte da emissora, com muitas chamadas na programação , redes sociais, e até mesmo no Big Brother Brasil, carro-chefe do canal.

Brothers puderam assistir o primeiro capítulo da novela, junto com o público em casa. A ação fez parte de um grande plano de marketing da emissora. (Foto – Gshow/Reprodução)

A nova versão de “Pantanal” marcou 27,8 pontos de média e obteve picos de 30,3 pontos, de acordo com dados prévios de audiência da Grande São Paulo, e foi um dos assuntos mais comentados do Twitter, com muitos elogios para a obra e análise de cenas.

O sucesso da novela pode ser observado nas redes sociais, onde não faltaram elogios para a produção. ( Reprodução – Twitter )

Na análise do jornalista Nilson Xavier, colunista do portal TV História, a fotografia e o destaque para as paisagens da natureza foram fatores muito positivos, mas ressalta que a cadência da novela pode ser um problema.

“É um ritmo lento ao qual não estamos acostumados, não creio que a Globo vá querer repetir as longas tomadas contemplativas da novela de 32 anos atrás, mesmo porque, o andamento da história hoje em dia precisa ser outro”, explica.

Questionado se as comparações feitas entre o remake e a versão original de “Pantanal” fazem sentido, levando em consideração os contextos sociais diferentes do país em que ambas as obras foram produzidas, Nilson explica que é inevitável não equiparar, mas entende que cada versão é única.

“Cada obra é feita para o seu tempo e para o público daquele tempo. As diferenças das produções da Globo com a da TV Manchete serão muitas, porque a televisão e o público mudaram demais nesses 32 anos”, analisa.

Cristiana Oliveira interpretou Juma Marruá na primeira versão; no remake, a atriz Alanis Guillen ficou com o papel ( Reprodução –  Foto: Divulgação/Rede Manchete – Globo/João Miguel Júnior) 

A decoradora Jessica Maia, de 28 anos, pretende acompanhar diariamente a novela após ficar encantada com a beleza e a história. Ela destaca a importância de se mostrar com profundidade um dos biomas mais importantes do país.

“Com todas as queimadas e destruições que o Pantanal sofreu e continua sofrendo, a novela vai ser muito importante para ressaltar não apenas a beleza, mas o quanto esse ecossistema precisa ser tratado como um dos principais patrimônios do nosso Brasil”, acrescenta.

Jessica ainda ressalta que “Pantanal” a fez voltar a se interessar em assistir novelas, e que seus pais também ficaram muito entusiasmados em acompanhar.

Para a decoradora, a obra trouxe de volta aquele velho sentimento de prazer ao assistir uma novela. Ressalta ainda que costuma assistir com os pais, revivendo um costume familiar brasileiro.

“É uma ótima oportunidade de reunir a família novamente. Eu cresci com meus pais falando sobre a versão clássica de “Pantanal”, e de como ela foi importante para a televisão. Espero que a nova seja tão incrível quanto a original, para que eu possa contar aos meus filhos no futuro”, finaliza.

“Pantanal” é escrita por Bruno Luperi, e possui direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard e Noa Bressane. O elenco estrelado traz Juliana Paes, Marcos Palmeira, Jesuíta Barbosa, Alanis Guillen e muitos mais. A novela vai ao ar de segunda a sábado, no horário nobre da Globo, às 21:30 da noite.

Foto de capa- Divulgação/Globo

Maria Eduarda Duarte (7° período ), com revisão de Leonardo Minardi  (7° período)

LEIA TAMBÉM: “Perdoai-nos as Nossas Ofensas”: curta da Netflix aborda programa nazista de eutanásia

LEIA TAMBÉM: “Batman” de Matt Reeves mostra-se um filme investigativo ambientado em uma Gotham City ainda mais soturna

1 comentário em ““Pantanal” estreia sob grande euforia e eleva índices de audiência da Globo

  1. Pingback: “Cavaleiro da Lua” inova com super-herói pouco conhecido | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s