Cultura

História do traficante Nem da Rocinha vai virar série de TV

Produção terá como base a obra "O Dono Do Morro" escrita pelo jornalista inglês Misha Glenny e mostrará como o traficante mudou completamente sua vida.

A vida e história do traficante Nem da Rocinha vai virar serie de televisão, a trama será produzida pela Boutique Filmes em parceria com Black Box Multimedia e terá roteiro do jornalista inglês Misha Glenny, autor da obra “O Dono do Morro: Um homem e a batalha pelo Rio”.

Antônio Francisco Lopes, conhecido como Nem, líder do tráfico de drogas da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, subiu pela primeira vez no morro há mais de 16 anos, necessitando de dinheiro para tratar sua filha ainda bebê, portadora da doença Histiocitose X. Contudo, acabou se tornando chefe da Rocinha e um dos traficantes mais procurados do estado do Rio de janeiro.

O fim do seu reinado chegou quando foi preso em 2011. Sendo sua prisão considerada envolta em mistério. Alguns arriscavam em dizer que ele queria ser preso para por fim na vida do tráfico e muitos pensavam que ele buscava escapar da polícia.

Comunidade da Rocinha. (Foto: Wikimedia Common)

A história do traficante acabou virando um livro, “O Dono do Morro: Um homem e a batalha pelo Rio”, escrito pelo jornalista investigador inglês Misha Glenny. O livro retrata de forma impressionante a história de um homem comum forçado a tomar uma decisão que mudaria completamente sua vida, a partir de uma série de entrevistas com o ex-dono da Rocinha na prisão de segurança máxima, o jornalista narra a ascensão e a queda do traficante, revelando toda peça de um complicado quebra-cabeças.

Capa do livro “O dono do morro um homem e a batalha pelo Rio”. (Foto: Divulgação/ Companhia de Letras).

O livro lançado em 2015 agora vai virar uma série de ficção, contendo três temporadas de coprodução internacional. Para a professora de jornalismo documentário, Mônica Nunes Neustadt, é interessante compreender essa história para saber um pouco mais da vida dessas pessoas sem preconceitos.

“Eu acho interessante tentar compreender a história de vida dessas pessoas, sem pré-julgamentos. Ao pensar no documentário do Nem da Rocinha, me lembrei de um doc clássico nacional, Ônibus 174, do José Padilha ,que retratou a história do Sandro do Nascimento, sobrevivente da Chacina da Candelária. Nele, foi possível entender um pouco da vida do Sandro até o dia do sequestro do ônibus e de sua execução pela polícia”, comenta a professora.

A série titulada como “Nemesis” mostrará como que Nem da Rocinha passou de um trabalhador que entregava revistas com programação da Net ao chefe do tráfico da maior comunidade da América Latina, até se tornar o traficante mais procurado do Brasil.

A obra também irá contar a história de uma jornalista inglesa fictísia, inspirada no jornalista e autor Glenny, que vem para o Rio de Janeiro antes da Copa do Mundo de 2014, atraída pela história do traficante. A professora Mônica acredita que a série deve revelar toda trajetória de vida do traficante e todos seus passos mais importantes.

“Creio que eles vão revelar a trajetória da vida do Nem da Rocinha, os motivos que levaram ele a entrar para o crime para pagar as despesas médicas de sua filha doente, de suas ações em prol da comunidade da Rocinha, a sua  tentativa de fuga cinematográfica do cerco da polícia, bem como suas relações com traficantes rivais.”, diz Mônica.

A produção ainda não possui elenco e nem direção, mas tem como objetivo escapar do sensacionalismo, exibindo seus bastidores e com foco na trama. A expectativa dos produtores e do jornalista é que a série seja um sucesso internacional, para professora Mônica Nunes, a expectativa pode ser atendida.

“Acredito que possa ser um grande sucesso internacional em função da excelente qualidade da produção em termos técnicos e de conteúdo que o audiovisual brasileiro no geral e os documentários, em particular, possuem.” afirma Mônica Nunes.

LEIA TAMBÉM: Após ser adiado por conta da pandemia, Lollapalooza retorna ao Brasil em 2022

LEIA TAMBÉM: Reality shows se impõem como mania nacional

Gabriella Portela Lourenço – 2° período

Com supervisão de Indaya Morais – 8° período

2 comentários em “História do traficante Nem da Rocinha vai virar série de TV

  1. Amei a matéria, não tinha tanto conhecimento sobre o Nem da Rocinha, muito esclarecedor!

  2. Gostei muito da matéria. Anciosa para ver a série.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s