Cultura

Cining, plataforma de streaming de cinema, chega ao Brasil nessa semana

Plataforma tem como função ajudar os cinemas a criarem e organizarem sessões virtuais

Chegou ao Brasil no dia 17 de junho uma nova plataforma de streaming, porém com uma ideia diferenciada. A novidade já era um sucesso em países como Argentina e Chile e agora vem para o Brasil tendo como principal responsável por esse lançamento, a Paris Filmes, que tem decidido popularizar esse novo estilo de se fazer cinema com a proposta de disponibilizar os principais lançamentos do cinema de forma virtual.

O site do Cining já se encontra funcionando perfeitamente no Brasil. (Foto: Cining)

De acordo com informações oficiais da Paris Filmes, a plataforma faz parte de uma medida que possibilita às redes de cinema possuírem suas próprias salas onde exibirão os filmes de forma online, o que, de certa forma, vem como uma boa solução em tempos de pandemia. Mesmo com o fim da pandemia do Coronavírus, essa iniciativa vem para ajudar pessoas que não têm como se deslocar até o cinema ou em casos em que essa opção nem exista na cidade onde se mora.

Anderson Santos, estudante de química da UERJ, de 23 anos, explica que adora frequentar o ambiente de cinema fisicamente pelo o que ele proporciona, como sair com os amigos ou família, sair da rotina e conseguir assistir aquele título que há tanto tempo se espera. Para ele, nesse tempo atual a novidade é sempre bem vinda.

“Minha preferência é ir ao cinema, em decorrência de todo o ambiente e quebra de rotina que isso proporciona, mas nos tempos atuais, talvez assistir um filme em casa sem se expor acho super válido. A beleza de ir ao cinema não está apenas em assistir um filme que você queira, tem todo um ambiente. Normalmente você vai ao cinema com um amigo, familiar, ou mesmo namorado(a), tem todo uma rotina diferente ao ir ao cinema, que acredito que não vai ser perdido facilmente. No cenário atual de pandemia, acho super legal uma forma de prestigiar o filme sem sair de casa”, comenta Anderson.

Sendo criado pelo presidente e CEO da distribuidora chilena BF Distribution, Carlos Hansen, o Cining tem como intuito fazer com que os principais proprietários do ramo consigam chegar a um novo ciclo quanto aos lançamentos do cinema e surge como uma outra opção em relação ao padrão de sessões presenciais com que a maioria das pessoas já está acostumada. A plataforma também visa criar chances para que mais filmes consigam chegar a passar nos cinemas antes que vá para outras janelas de exibição.

O serviço contará com projetos inéditos de sessões virtuais, porém também servirá como uma segunda forma de estender a janela de exibição dos principais filmes, ocupando assim aquele espaço que fica entre a exibição destes títulos e a chegada deles através das plataformas de Streaming, ou VOD (Vídeos Sob Demanda) .

O Diretor e Produtor Executivo da empresa Cavídeo Produções, Cavi Borges, explica sobre a importância deste novo serviço focado nos conteúdos de cinema e que, devido a tecnologia, há de se esperar coisas melhores do setor. Para o Produtor, o Streaming e Cinema presencial podem coexistir e tirar o melhor disso.

“O mundo está se desenvolvendo, as tecnologias estão mudando. Os Streamings vieram para ficar, não tem como ignorar nem fechar o olho para isso. Acho que quanto mais empresas e iniciativas, novas propostas de fazer e exibir filme surgirem, acho que é melhor. Ter a concorrência, a possibilidade de ter várias plataformas Streaming , não apenas limitado em uma ou duas, vai consolidando o mercado, ajudando cineastas a divulgar mais os filmes. É riquíssimo o cinema ter a sua própria plataforma, porque talvez seja preciso por parte dos cinemas se repensar, reinventar, e vão ter que trabalhar não só o presencial, o ao vivo, como já é feito, como o Streaming também. O Streaming mais o presencial pode ajudar a essas empresas exibidoras de cinema a sobreviverem”, enfatiza Cavi.

Para ter acesso ao Cining, será necessário primeiramente ir até algum site dos cinemas responsáveis ou que venda os ingressos. Após isso, será fornecido um código único e que não pode ser transferível, para que se possa acessar o conteúdo. Ao se adquirir o ticket, o cliente tem a possibilidade de assistir o título comprado por três vezes, durante um período de 72 horas, através do aplicativo Cining, que se encontra disponível atualmente para Apple TV, Fire Stick, Roku e Chromecast. Quanto ao preço, já foi anunciado que os lançamentos exclusivos custarão R$ 24,90, enquanto os títulos que primeiro passam no cinema presencial e depois chegam a plataforma ficarão com o valor de R$ 9,90.

As formas de se obter o ingresso pelo site são simples. (Foto: Cining)

Quanto aos conteúdos exclusivos incluídos na plataforma estarão presentes os títulos: Além das Montanhas, Sobreviva ou Morra Tentando, A Mão do Demônio e Astronauta- Um Sonho Extraordinário. A lista da Paris Filmes, dos cinemas que decidiram acatar a ideia do Cining foram  Cinemark, Kinoplex, Cineflix, Cineart, Centerplex, Cinemais, Cinemaxx Cinemas, Circuito Cinemas, Grupo Cine, Topázio Cinemas, Moviemax Cinemas, Multicine Cinemas, CineA, Cinemagic, entre muitos outros, sem falar do sites especializados na venda de ingressos como Ingresso.com e Velox Tickets.

Leia Também: Obra cinematográfica da Disney assume protagonismo da vilania com recorde de bilheteria

Leia Também: A era dos Live-Actions: como o estilo visual tem dominado a indústria cinematográfica

Rafael Barreto – 8º período

4 comentários em “Cining, plataforma de streaming de cinema, chega ao Brasil nessa semana

  1. Pingback: Projeto de Lei em homenagem a ator brasileiro é base para contribuição no setor cultural | Agência UVA

  2. Pingback: Itaú Cultural Play: plataforma de streaming gratuita se dedica ao cinema brasileiro | Agência UVA

  3. Pingback: Parceria entre Netflix e Produtora de Steven Spielberg visa criar filmes originais | Agência UVA

  4. Pingback: Com título provocativo, “O Charlatão” retrata a história de um curandeiro tcheco | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s