No próximo sábado, 21 de setembro, o Rio de Janeiro estará participando do dia Mundial da Limpeza. Esse evento ocorre anualmente em 158 países e promove 24 horas de limpeza em cidades, bairros, parques, praças e praias. Ele visa conscientizar os cidadãos sobre o problema que é o descarte irregular de resíduos em solo urbano.
O projeto teve seu início na Estônia em 2008. Naquela época, 50 mil voluntários se reuniram para coletar o lixo jogado ilegalmente em terrenos baldios pelo país inteiro, e tudo isso ocorreu durante 5 horas. Essa iniciativa reduziu esse problema na Estônia em 75% e, por causa do sucesso dessa iniciativa, hoje, existem 158 países que realizam o mesmo evento.
Em 2019, estarão participando dessa limpeza 1200 cidades no Brasil. No último ano (2018), o projeto recrutou 200 mil voluntários que limparam em torno de 2 mil toneladas de lixo em 363 cidades do país. No mundo todo, o projeto contou com um total de 17 milhões de participantes.
Uma das ações acontecerá em parceria com o Sesc e com a Comlurb, na praça Almirante Julio de Noronha no Leme, das 8h às 13h, dispondo de oficinas de reciclagem, teatro infantil e música. A empresa de limpeza urbana também se mostrará presente na Zona Oeste e na Barra da Tijuca do Rio de Janeiro.
A estudante de publicidade Renata Souza do 4º período diz acredita na importância de ações como essa. “Não conhecia a iniciativa, mas acho interessante. Se todo ano mais e mais pessoas aderirem, pode se tornar um comportamento contínuo. Há muito lixo, principalmente, plástico, na rua”.
Os organizadores do evento esperam que a inciativa reúna pelo menos 30 mil voluntários e que esse número chegue aos 50 mil, por causa de toda a divulgação feita e do êxito do evento do ano passado. De acordo com a organização, a sua missão é educar a população sobre como controlar o lixo produzido por cada um ao longo do ano.
O Dia da Limpeza também ocorrerá em outros lugares da região metropolitana como Niterói e Duque de Caxias. Para mais informações sobre locais de atuação e como participar, acesse Limpa Brasil e Dia Mundial da Limpeza.
SERVIÇO:
Dia Mundial da Limpeza – os eventos começam a partir das 8h
Os organizadores pedem que os voluntários usem óculos, bonés, calçados leves, protetor solar e levem garrafas com água e frutas para aguentar o esforço.
Praia do Leme: Ação oficial com a Prefeitura do Rio em frente ao Forte Duque de Caxias
Praia de Botafogo: canto esquerdo da enseada
Lagoa Rodrigo de Freitas: altura do Parque dos Patins
Praia do Leblon: Ecoponto Recicla Orla
Praia de Ipanema: Ecopontos Recicla Orla
Praia de Copacabana: Posto 6 – Colônia dos Pescadores e Posto 4
Praia da Urca: BG 500
Praia da Barra da Tijuca: Quebra-Mar e Barraca do Pepê
Recreio: Posto 12
Praia da Macumba: Point do Rico
Ilha de Paquetá
Praia do Flamengo: Posto 3
Cidade de Deus: Quadra da Escola de Samba “Mocidade Unida da Cidade de Deus”
Ilha do Governador: Praia da Bica
Lagoa Rodrigo de Freitas: Parque dos Patins – Altura do heliponto
Madureira: Parque de Madureira
Ilha de Paquetá: Praia da Moreninha
Praia de Icaraí, em Niterói: Reitoria da UFF até Clube Central
Itaipu, em Niterói: Estacionamento das amendoeiras
Duque de Caxias: Praça Humaitá à Praça Roberto Silveira
Lucas Teixeira – 7° período
0 comentário em “Participação do Rio no dia Mundial da Limpeza espera reunir mais de 30 mil voluntários”