Saúde

Covid-19: Butantan anuncia nova vacina e especialistas expõem suas expectativas

Instituto Butantan inicia produção da ButanVac, vacina brasileira contra a Covid-19.

Na última quarta-feira (28) o Instituto Butantan anunciou o inicio da produção da nova vacina contra a Covid-19, chamada ButanVac. De acordo com o Instituto a previsão é que até junho sejam produzidas 18 milhões de doses desta vacina. Especialistas revelam suas expectativas.

Para a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), espera que a vacina seja segura e eficaz para que a população possa contar com um maior número de imunizantes.

“Em um cenário de pandemia, com alta demanda mundial por vacinas, é muito importante que a população possa contar com um maior número de imunizantes, desque se mostrem seguros e eficazes no combate à Covid-19”, expressa a Sociedade.

A ButanVac, será produzida integralmente no Brasil. A produção da vacina será elaborada na fábrica do Butantan, local onde são feitas as vacinas contra a gripe. Anualmente o Instituto Butantan já fornece uma vacina contra a covid-19, a CoronaVac que está sendo aplicada em todo o Brasil por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A CoronaVac, contudo, necessita da importação de matéria-prima da China.

A nova vacina será produzida na fábrica do Butantan. Foto:
Licenças Creative Commons

Segundo o professor Elson Santos de Oliveira, Coordenador do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida, exprime que essa nova vacina traz um sentimento de esperança e que a vacina 100% brasileira mostra que os nossos cientistas estão conseguindo atender a demanda.

“A importância da vacina ser produzida aqui no Brasil é poder discutir certamente a perspectiva de esperança. A vacina 100% brasileira significa que nossas pesquisas, os nossos cientistas estão conseguindo atender a demanda, onde em pouco tempo em larga escala, conseguimos desenvolver uma vacina em fabricação nacional”, expressa o professor.

A produção da ButanVac foi dividida em fases. A primeira fase, teve início na última quarta-feira (28) e vai até 18 de maio, serão produzidos seis lotes, totalizando 6 milhões de doses da vacina. Na segunda fase, entre os dias 14 de maio e 1º de junho, serão produzidos mais seis lotes. Na terceira etapa, entre os dias 28 de maio e 15 de junho, mais seis lotes serão produzidos.

De acordo com o Instituto, os testes da ButanVac serão feitos em adultos. Os estudos deverão começar com 1,8 mil voluntários. Já a Fase 3, com maior escala de participantes, deverá incluir 9 mil pessoas. Poderão fazer parte dos testes inclusive adultos já vacinados ou que já tiveram covid-19.

Em suas redes sociais, o Instituto Butantan destacou, em entrevista à Rádio Bandeirantes, a expectativa de aumentar a produção da Coronavac e de iniciar a produção da Butanvac, a segunda vacina do Instituto contra a Covid-19.

Pedido de Testes:

Na última sexta-feira (23), o Instituto Butantan enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para início dos testes em humanos da ButanVac, de fases 1 e 2.

Após o pedido feito pelo Butantan, a Anvisa terá prazo de 72 horas para dar sua aprovação. Porém, na última terça-feira (27), a Anvisa paralisou a análise do pedido do Instituto, argumentando que a entidade não entregou todos os documentos solicitados.

De acordo com a Anvisa, o Instituto Butantan precisa ainda enviar os relatórios técnicos contendo dados e informações sobre a definição do perfil alvo de qualidade da vacina. Vale lembrar que a produção da Butanvac não afeta em nada o cronograma da CoronaVac.

LEIA TAMBÉM : Covid-19: 2º dose é suspensa em algumas cidades no Rio de Janeiro; populares mostram indignação

LEIA TAMBÉM: Comissão para resolver os problemas educacionais na pandemia: iniciativa de grupo de senadores e deputados

Mateus Almeida Marinho- 8º período

2 comentários em “Covid-19: Butantan anuncia nova vacina e especialistas expõem suas expectativas

  1. Pingback: Covid-19: Prefeitura do Rio divulga novo calendário de vacinação e cariocas dividem opiniões | Agência UVA

  2. Pingback: Covid-19: Prefeito Eduardo Paes antecipa calendário e pretende vacinar todos os adultos até o fim de agosto | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s