Saúde

Covid-19: 2º dose é suspensa em algumas cidades no Rio de Janeiro; populares mostram indignação

Pelo menos 3 municípios suspendem aplicação da segunda dose.

Na última terça-feira (27) pelo menos três cidades do Rio de Janeiro suspenderam a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 por falta de vacinas da CoronaVac e da AstraZeneca. Populares mostram sua insatisfação pela demora no processo de imunização, e especialista comenta sobre o impacto desse atraso na proteção dos moradores.

A correspondente bancária, Denise de Oliveira Nobre, 52 anos, é moradora de Maricá e exprime que ainda não tomou as duas doses. A correspondente reclama das longas filas de espera, e da falta de disponibilidade das vacinas.

“Ainda não fui imunizada, as filas sempre estão cheias. Gostaria de me sentir segura em relação à pontualidade de acordo com o calendário, porém, infelizmente está ocorrendo atrasos por falta da disponibilidade das vacinas”, afirma Denise.

Helena Barreto Soares, de 53 anos, é ex Oficial da Justiça e moradora do bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Helena diz que ainda não tomou a segunda dose e espera que a distribuição das vacinas seja regularizadas.

“Ainda não tomei a 2º dose. No dia 15 de Abril tomei a 1º dose da AstraZeneca e marcaram a 2º dose para o mês de julho. Espero que que a distribuição das vacinas se regularize, pois só com reforço da segunda dose teremos mais anticorpos contra a Covid”, expressa Helena.

A aplicação da vacina CoronaVac está suspensa. Foto:
Licenças Creative Commons

Conforme o doutor Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), as pessoas não ficarão completamente imunizadas até que terminem todo o esquema de vacinação, o que inclui o recebimento das duas doses.

“Assim como acontece com qualquer vacina que exija mais de uma dose, a proteção ideal só é obtida quando todas as doses indicadas foram aplicadas idealmente no prazo recomendado na bula de cada vacina”, expressa o presidente da SBIm.

De acordo com o secretário Daniel Soranz, da secretária Municipal de Saúde, as aplicações das vacinas só voltarão com as chegadas das novas doses . A cidade do Rio ainda tem doses para a segunda aplicação, mas os estoques estão perto do limite.

“Essa foi a primeira vez que o Instituto Butantan falha nessa remessa de doses, foi um problema na cadeia de produção. Mas já tá previsto chegarem novas doses nos dias 3, 9 e 10. Tem novas remessas para chegar do Instituto Butantan junto com o Ministério da Saúde”, disse Daniel Soranz.

Em suas redes sociais, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou que será aberto mais um ponto de vacinação contra a covid-19 na cidade.

Ministro da Saúde admite dificuldade:

Na segunda-feira (26) participando de uma sessão da comissão do Senado que discute medidas de combate à doença, o Ministro da Saúde admitiu que há dificuldade no fornecimento de vacinas para aplicação da segunda dose da CoronaVac.

“O que tem nos causado certa preocupação a CoronaVac, a segunda dose. Tem sido um pedido de governadores, de prefeitos, porque, se os senhores lembram, cerca de um mês atrás se liberou as segundas doses para que se aplicassem. E agora, em face de retardo de insumo vindo da China para o Butantan, há uma dificuldade com essa 2ª dose”, declarou Queiroga no Senado.

De acordo com o Instituto Butantan, que fabrica o imunizante, a aplicação da segunda dose deve ocorrer em um intervalo de 14 a 28 dias em relação a primeira.

O Ministério da Saúde afirmou que o que vale é o que está na bula da vacina, mas, caso ocorram atrasos, a recomendação é que o esquema vacinal seja completado o mais rápido possível, sem ser necessária a reaplicação da primeira dose.

LEITA TAMBÉM: “Por onde a luz entra” mostra Centro do Rio durante a pandemia

LEIA TAMBÉM: Governo de Israel suspende medida que obriga população a utilizar máscaras em locais abertos

Mateus Almeida Marinho- 8º período

1 comentário em “Covid-19: 2º dose é suspensa em algumas cidades no Rio de Janeiro; populares mostram indignação

  1. Pingback: Covid-19: Butantan anuncia nova vacina e especialistas expõem suas expectativas | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s