Nesta terça-feira (13), começou nono mês do calendário Islâmico, o Ramadan. Esse período é celebrado pelos muçulmanos, pois de acordo com as crenças religiosas deste grupo a data se relaciona ao período em que o Profeta Muhammad começou a receber as revelações do Alcorão, livro sagrado do Islã.
Durante cerca de um mês, os muçulmanos celebram o Ramadan jejuando da alvorada até o pôr do sol, praticando a caridade e se abstendo do que possa leva-los ao “pecado”.
Para celebrar essa data importante, os usuários do Instagram receberam “stickers” comemorativos. Mas essa ferramenta não obteve o efeito esperado. Marcas e influenciadores digitais começaram a utilizar desse recurso para autopromoção divulgando roupas, fotos desrespeitosas com a cultura muçulmana e vídeos contendo músicas com palavras de baixo calão.
Influenciadores muçulmanos iniciaram uma série de posts informativos e cartilhas de apelo à comunidade não praticante do Islã com o intuito de pedir respeito e conscientização.
A estudante Fatimah Anuar, de 16 anos, é muçulmana e dona de uma página direcionada para dicas sobre o islamismo. Brasileira e descendente de árabes libaneses, Fatimah se diz decepcionada com o caminho que a ferramenta fornecida pelo Instagram tomou.
“De início eu fiquei muito feliz, pois isso representa uma grande abertura para o conhecimento, trazendo mais informações sobre o Ramadan e a religião do Islã. Conforme o dia foi passando, percebi que muitas pessoas começaram a usar de forma equivocada, relacionando a ferramenta a promoção de peças íntimas, vídeos com músicas inapropriadas entre outras”, desabafa Fátimah Anuar.
O comportamento nas redes não incomodou apenas os pertencentes à religião. A estudante de Publicidade, Bruna Mezavilla, afirma que a proposta se perdeu. “Eu acho que é uma ferramenta bem legal para pesquisarmos e entendermos um pouco mais da cultura muçulmana, mas está sendo mal direcionada, eu só vi um ‘stories’ falando sobre o Ramadan, de resto foram pessoas se promovendo”, conclui Bruna.
Além da falta de respeito e invisibilidade com o Islã, esse efeito negativo foi desencadeado devido à falta de interesse dos usuários do Instagram em pesquisar sobre a cultura islamita, levando em conta que atualmente existem ferramentas de fácil acesso para adquirir conhecimento.
“Hoje em dia, com uma pesquisa simples no Google você consegue saber o que está acontecendo do outro lado do mundo. Talvez seja uma mistura de falta de conhecimento com falta de respeito. Muita gente acha o ‘diferente’ errado e se recusa a sair da bolha”, aponta Fatimah, que faz um apelo e diz que informação nunca é demais.
Bárbara Moraes- 1° período
LEIA TAMBÉM: Basílica de São Pedro completa 394 anos
Amei a matéria!
Muito importante conscientizar sobre as diferenças com tanta leveza!
Conhecer nos faz respeitar. O que é essencial para a convivência pacífica e harmoniosa.
Parabéns pela sensibilidade!
Excelente matéria! Gostaria de mais matérias sobre essa cultura! Parabéns pela escolha do tema e pela forma com tudo foi colocado, de maneira clara, objetiva e de fácil entendimento!
amei a crítica da matéria, essencial para a época de desinformação que vivemos! que possamos sempre aprender mais e respeitar todas as culturas. espero ler mais do que você escrever 🙂
ps: você é muito inteligente te amo
Amei a matéria, é um conteúdo extremamente necessário para que possamos, como sociedade, cada dia mais estarmos conscientes quanto aos constumes de outros povos, respeitando – os ainda mais!! Você é incrível, amiga. Te amo!!!
Excelente apontamento.
Adoraria dizer que era inimaginável, mas com a necessidade narcísica de ser visto tornando-se quase inerente à vida em redes sociais, tal resultado podia ser esperado. Crítica extremamente necessária, especialmente nesse momento. Parabéns!
Matéria extremamente informativa e necessária. Arrasou ❤
Infelizmente a ignorância pode levar a falta de respeito com outras culturas. Vou encaminhar a matéria pra alguns conhecidos que pelo visto não sabem do que se trata o Ramadan e usaram as figurinhas do instagram para outros fins. Adorei o texto, fácil de entender e super importante!!
Ótima matéria que traz uma conscientização necessária. Parabéns 🙂
Perdão pela carinha insossa no outro comentário, achei que ia ficar só como dois pontos e parênteses. Arrasou.
Adorei o texto! Não sabia o que era Ramadan e não reparei a movimentação no Instagram. Muito importante o esclarecimento que o texto trouxe e a voz dada às pessoas afetadas pelo desrespeito à religião. Necessário.
Necessária. 💚
Muito essencial falar sobre isso com tanta gente usando q ferramenta dos jeitos mais desrespeitosos possíveis!!
Ótimo apontamento!
Perfeita, soube falar sobre o assunto com muita inteligência e com o intuito de ensinar os que não tem conhecimento sobre!! adorei a matéria ❤️
Eu sou muito fã de Fatimah, ela é muito inteligente, super legal. E sempre inspira seus seguidores de diferentes maneiras, enriquecendo o nosso conhecimento cultural e social. Ótima matéria!! 🌷💕
Pingback: Proposta de taxação de livros causa revolta nas redes sociais | Agência UVA
Matéria extremamente necessária!
Muito interessante e esclarecedora essa matéria!
Pingback: Dia da diversidade indígena é marcado por movimentos de conscientização | Agência UVA