Saúde Sociedade

Campanha de vacinação contra o sarampo termina sábado (30)

Neste momento, ação visa atender pessoas entre 20 e 29 anos

Moradores do Rio de Janeiro que ainda não se vacinaram contra o sarampo ainda podem e devem garantir que a imunização esteja em dia. A segunda fase da Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com o Ministério da Saúde, do Governo Federal, vai apenas até este dia 30, em todo o território nacional, para pessoas entre 20 e 29 anos.

Imunização contra o sarampo pode ser feita em postos de saúde da rede pública.
(Foto: Reprodução/Pedro Ventura/Agência Brasil)

A primeira fase da campanha havia contemplado crianças entre 6 meses e 4 anos de idade. Só no Estado do Rio, foram 117 casos da doença somente em 2019. O objetivo da ação é ampliar a cobertura e atualizar a caderneta de vacinação da população. Em especial, no chamado ‘Dia D’, que acontece no último dia da campanha, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) da SES recomenda que os postos de vacinação dos municípios priorizem o público-alvo determinado.

Vale lembrar que a vacina contra o sarampo é oferecida durante todo o ano, de acordo com o Calendário Nacional de Imunização, sendo oferecida nos postos da rede pública de saúde.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, e o ministro interino da Saúde, João Gabbardo, participam de lançamento da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo.
(Foto: Reprodução/Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Sintomas e contraindicações

Pessoas expostas ao sarampo costumam apresentar os primeiros sintomas de 10 a 14 dias após a infecção. Entre eles, estão: febre, tosse, mal-estar, manchas avermelhadas na pele, conjuntivite e coriza. O sarampo é uma doença que costuma ter fácil transmissão de uma pessoa para outra, por isso, a vacinação e a imunização são importantes.

É preciso ficar atento, pois a vacina é preventiva e não serve de cura. Pessoas com suspeita de sarampo não devem receber a dose, e sim procurar o tratamento adequado. Além disso, gestantes e crianças menores de 6 meses também não podem receber a vacina.

Dia D de vacinação acontecerá neste dia 30, no Rio de Janeiro.
(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

‘Fake News’ sabotam a vacinação e preocupam especialistas

Desde 2017, espalham-se nas redes sociais diversos boatos falsos sobre as vacinas preventivas. Em consequência disso, doenças antes erradicadas, como o sarampo e a poliomielite, voltaram a ameaçar o país por conta da diminuição da procura pelas vacinas. Em sua maioria, os boatos contestam a confiabilidade das doses, especulando até que os pacientes poderiam desenvolver autismo e outros efeitos colaterais.

Preocupado com o efeito prático que esse tipo de desinformação poderia causar, o Ministério da Saúde passou a disponibilizar, desde agosto do ano passado, um número de WhatsApp para que pessoas que recebessem informações duvidosas sobre vacinas ou outros assuntos relacionadas à saúde pública pudessem tirar dúvidas sobre a veracidade da informação.

A médica Isabella Tamiozo considera que a desinformação é um risco que pode até mesmo provocar problemas sérios de saúde em muitos países:

“É difícil. Esse movimento antivacina vem sendo uma tendência no mundo. Há pouco tempo estava muito forte nos Estados Unidos, por exemplo. Muitos países que antes tinham doenças controladas, agora sofrem novamente com surtos. As pessoas precisam ficar bem informadas sobre as questões relacionadas à saúde pública, pois isso não afeta somente ela, mas todos ao seu redor. A sociedade como um todo precisa estar imunizada”, explica.

Victor Leal – 7º período

0 comentário em “Campanha de vacinação contra o sarampo termina sábado (30)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s