Geral Saúde

Taxa de ocupação de leitos para Covid-19 volta a subir no Rio de Janeiro

Mais de 90% das vagas de UTI dos hospitais públicos e privados do estado estão ocupadas

O Rio de Janeiro volta a enfrentar problemas com a pandemia. A rede do Sistema Único de Saúde (SUS) conta com mais de 94% dos leitos ocupados na ala de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com pacientes infectados pela Covid-19. No setor privado, mais de 90% dos leitos já estão ocupados.

De acordo com a secretaria Estadual de Saúde, a maior taxa de ocupação dos leitos tinha sido no início deste ano, no início da pandemia, quando chegou a 98%. O médico do SUS, Doutor Bruno Lima, afirma que estamos vivendo uma nova onda da doença e que é preciso se isolar e se cuidar ao máximo neste momento.

“O momento é de muita cautela, não adianta ter medo do vírus e não se cuidar. Se todos tivessem respeitado o isolamento recomendado desde o início, não estaríamos vivendo a nova onda agora. Os hospitais estão caóticos, pessoas com sintomas graves estão sem leitos e se as pessoas continuarem sem respeitar as medidas de isolamento, vai piorar ainda mais. Espero que as pessoas se conscientizem agora, já que antes não fizeram. Eu acredito que podemos melhorar!”, conclui Bruno.

94% dos leitos da rede pública, encontram-se ocupados no Rio. Crédito: Ingrid Anne/ Fotos Públicas

No Rio de Janeiro, mais de 300 pacientes esperam na fila por uma vaga nos leitos de Covid-19, metade destes pacientes precisam ser encaminhados para a UTI.

Monique Martins, de 36 anos, foi diagnosticada com Covid-19, precisava ser internada e procurou um hospital da rede particular em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. A jovem conta que apesar de procurar ajuda, não pôde ser atendida.

“Mesmo tendo plano de saúde e o São Lucas sendo um hospital de nome no Rio de Janeiro, eu não consegui ser atendida porque não tinha nenhum leito disponível para pacientes com coronavírus. Todos os leitos estavam ocupados. Infelizmente os números cresceram muito novamente, e tanto os hospitais públicos quanto os particulares não estão dando conta de tanta gente infectada”, afirma Monique, transtornada.

Beatriz Lara – 7° período

Revisão – Bárbara Souza

LEIA TAMBÉM: Racismo estrutural e Covid-19: impactos da pandemia na comunidade negra

2 comentários em “Taxa de ocupação de leitos para Covid-19 volta a subir no Rio de Janeiro

  1. Pingback: Protesto no BRT resulta em paralização do serviço no Rio de Janeiro | Agência UVA

  2. Pingback: China paralisa momentaneamente a importação bovina de dois frigoríficos brasileiros após constatar Coronavírus | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s