Cinema Geral

Mank: Gary Oldman vive roteirista de Cidadão Kane

Filme de David Fincher que será lançado pela Netflix já ganhou trailer e é visto como forte candidato para a próxima temporada do Oscar

A Netflix permitiu que o cineasta David Fincher tirasse do papel um projeto muito pessoal: Mank, um filme em preto e branco inspirado em um roteiro escrito por Jack Fincher, pai de David, antes de seu falecimento em 2003. O longa, primeiro de Fincher em seis anos, aborda o lado controverso de Hollywood ao contar a história de Herman J. Mankiewicz, jornalista que se mudou para a cidade na década de 1920 e se tornou um dos seus mais famosos roteiristas.

Mankiewicz também atuava como “script doctor”, ou seja, ajudava a melhorar roteiros escritos por outros cineastas, às vezes em segredo e sem receber crédito por isso – foi nessa função que ele acabou trabalhando em Cidadão Kane (1941), clássico de Orson Welles. No longa de Fincher, o jornalista-roteirista será interpretado por Gary Oldman, em seu primeiro grande papel desde a vitória no Oscar por interpretar Winston Churchill em O Destino de Uma Nação (2017).

Confira o trailer:

O cineasta e professor de publicidade da UVA Evangelo comenta o que espera do filme sobre o que ja leu sobre. “Me pareceu bem interessante o recorte para ainda manter o vivo o prestígio do antigo filme Cidadão Kane. Tudo sobre as inovações que ele trouxe para o cinema, como por exemplo profundidade de campo, a formar de se apresentar narrativamente. Como esse é um filme que é usado como parâmetro para muitos outros filmes e cineastas, com o David Fincher não foi diferente. Ele quer que Cidadão Kane volte a ser um ponto de referência no cinema.”

Estudante da escola de cinema Darcy Ribeiro e fã do filme, Yuri March também comenta. “Não me surpreende o impacto que o filme já está causando sem nem mesmo ter chegado ao Brasil. Os críticos que já conseguiram ver cabine do filme têm elogiado muito a questão narrativa e principalmente a adaptação de fotografia, até para que possam ter um diálogo interessante com o filme original. Eu acho muito positivo esse lançamento com a Netflix, isso abrirá portas para adaptações de outros filmes clássicos.”

Mank já é visto como forte candidato para a próxima temporada do Oscar, e vai estrear em alguns cinemas norte-americanos antes de chegar à Netflix em 4 de dezembro.

LEIA TAMBÉM: Gucci cria festival de moda e cinema para apresentar nova coleção

Bernard Múrcia – 8° período

0 comentário em “Mank: Gary Oldman vive roteirista de Cidadão Kane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s