Comportamento Cultura Geral Moda

Gucci cria festival de moda e cinema para apresentar nova coleção

O Guccifest, evento digital realizado entre 16 e 22 de novembro, apresentou uma série de curtas-metragens celebrando 15 jovens estilistas independentes e suas obras

As marcas estão diversificando seus lançamentos (e verba) para além das semanas de moda. Caso da Gucci, que lançou a coleção Ouverture of Something that Never Ended (Abertura de Algo que Nunca Acabou) com uma série de sete episódios no inédito Guccifest, um festival de moda e cinema que aconteceu digitalmente de 16 a 22 de novembro.

A série foi gravada em Roma com direção do cineasta Gus Van Sant e Alessandro Michele, o diretor criativo da grife, e a cada dia um episódio foi lançado, com a atriz e performer Silvia Calderoni (que participou da campanha pré-primavera/verão 2018 da Gucci) conversando com “amigos” da marca, como o filósofo Paul B. Preciado, o crítico de arte Achille Bonito Oliva, os cantores Harry Styles (ex-One Direction), Billie Elish e Florence Welch e o ator e dramaturgo Jeremy O. Harris, entre outros.

A iniciativa confirma o desprendimento da Gucci em relação ao calendário sazonal de moda. Além da série, disponível no site da Guccifest e no canal do Youtube, foram apresentados fashion films de coleções de 15 jovens estilistas independentes, selecionados por Michele com apoio da Gucci. São eles: Ahluwalia, Shanel Campbell, Stefan Cooke, Cormio, Charles De Vilmorin, JordanLuca, Mowalola, Yueqi Qi, Rave Review, Gui Rosa, Rui, Bianca Saunders, Collina Strada, Boramy Viguier e Gareth Wrighton.

A Coordenadora do curso de Moda da UVA, Aline Monçores, explica como é esse método usado pela marca. “Considerando que a pandemia afetou de forma muito impactante as vendas diretas, em especial na Europa, de marcas como a Gucci, um dos recursos mais utilizados este ano foi o fashion film, inclusive pelos nossos alunos de moda na UVA, que se tornou a forma de mostrar, comunicar e criar desejo no consumidor que em muitos casos se vê tendo que adquirir os produtos”.

Designers já colaboram com a marca ou com suas subdivisões, mas o lançamento da Gucci em si, além de apostar numa linguagem diversa do simples fashion film, apela para a fidelidade e para o suspense e desejo de modo mais incisivo ao expectador: ela trás celebridades do universo da marca para atuarem, cria episódios com uma narrativa que é construída a cada capítulo e evidencia a roupa como um personagem (por exemplo, no episódio 7, em que LuHan dança com a roupa vermelha).

LEIA TAMBÉM: Slow Fashion combate impactos negativos da indústria da moda

Bernard Múrcia – 8° período

3 comentários em “Gucci cria festival de moda e cinema para apresentar nova coleção

  1. Pingback: Twitter anuncia ampliação das medidas de segurança contra as fake news | Agência UVA

  2. Pingback: Mank: Gary Oldman vive roteirista de Cidadão Kane | Agência UVA

  3. Pingback: Grammy anuncia indicados de 2021 | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s