Geral Internacional Sociedade

Burger King pede que seguidores comprem no McDonald’s e outros concorrentes

Marca é solidária durante a pandemia e movimenta as redes sociais

A rivalidade entre Burger King e McDonald’s já rendeu muitos casos célebres de batalhas em comerciais e em diferentes (e agressivas) estratégias de marketing, mas a pandemia do novo coronavírus mudou até esse cenário de rixa entre as redes de fast food. Na segunda-feira 2 de novembro, o BK da Inglaterra foi ao Twitter para fazer um pedido surpreendente: que os seguidores comprem na lanchonete do palhaço Ronald McDonald e em outros concorrentes.

“Nós também nunca pensamos que diríamos isso”, dizia a mensagem. “Assim como nunca pensamos que encorajaríamos você a pedir do KFC, Subway, Domino’s Pizza, Pizza Hut, Five Guys, Taco Bell, Papa John’s, Leon… ou qualquer outro restaurante e lanchonete independente.”

A justificativa é simples: “Restaurantes empregam milhares de funcionários que realmente precisam do seu apoio neste momento”. A mensagem ainda se encerra com mais um aceno ao McDonald’s: “Comprar um Whopper é sempre melhor, mas pedir um Big Mac também não é uma coisa ruim”.

Confira o tweet original:

Em menos de um dia, o comunicado já havia acumulado mais de 131 mil curtidas e 30 mil comentários, no Twitter, com a maioria deles elogiando a atitude da rede de fast food.

“Amo que vocês incluíram os negócios independentes. Todos os estabelecimentos deveriam se sentir apoiados e incluídos. Obrigado por lembrarem tanta gente que eles podem mostrar apoio”, escreveu uma pessoa.

“Respeito de um Fã do McDonald’s”, escreveu outro.

Luísa Côrte, de 25 anos, que já trabalhou em uma franquia do Burger King no Brasil, dá sua opinião. “É muito bom saber que em época de pandemia existam pessoas que se coloquem no lugar das outras, principalmente nesse ramo empresarial que nós sabemos que não é tão comum esse tipo de atitude. Tenho certeza que o Burger King ganhou o respeito de muitas pessoas e ainda mais clientes com essa atitude”, completa.

A professora de Marketing e Publicidade e propaganda da UVA, Ediana Avelar, explica que isso é uma estratégia da marca. “O BK é uma das marcas mais premiadas nos festivais de publicidade em razão de suas irreverentes e inovadoras propagandas. Suas estratégias se baseiam numa tática chamada hackervertising, que consiste em provocar o concorrente por meio de uma brincadeira ou zoeira para ter uma ampla viralização de suas ideias. E funciona muito bem. As peças são compartilhadas e muito comentadas pela opinião pública e pelos lovers da marca”.

LEIA TAMBÉM: CONAR adverte propaganda do Burger King

Bernard Múrcia – 8° Período

1 comentário em “Burger King pede que seguidores comprem no McDonald’s e outros concorrentes

  1. Pingback: Eleições americanas de 2020 são marcadas por polêmicas e pela alta viralização nas redes sociais | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s