A democrata Sarah Mcbride foi eleita senadora pelo estado de Delaware, nesta terça-feira (3). Apesar de vários candidatos autodeclarados LGBTQ+ já terem ocupado cargos estaduais e disputado as eleições anteriormente, Sarah é a primeira mulher transexual nomeada para este cargo, com 86% dos votos.
Conhecida como ativista pela causa LGBTQ+, a política de 30 anos já foi estagiária da Casa Branca durante o mandato do ex-presidente Barack Obama em 2012, além de ser atuante na organização de direitos humanos de Delaware. Nas redes sociais, a candidata agradeceu pelo resultado que também gerou muita comoção de populares.
A tatuadora Maria Mariê Marques que também trabalha como Youtuber e Miss, foi a primeira mulher trans a ganhar o Concurso Miss Tattoo. Para ela a representatividade ao ver pessoas transexuais ocupando cargos é de extrema importância, mas ressalta que mesmo que as coisas estejam melhorando, ser uma mulher trans ainda é um desafio. A tatuadora ainda afirma que é preciso ter muita resistência para lidar com os preconceitos e a falta de oportunidades no mercado de trabalho.
“Sendo mulher trans no país em que vivemos fui entendendo que a melhor forma de viver bem seria sendo minha própria patroa, pra não ter as ruas como única opção trabalho , com isso resolvi me reinventar e acabei me redescobrindo com o marketing. Dificuldades todas as pessoas enfrentam, mas para uma mulher trans enfrentar uma sociedade e ocupar espaços não considerados seus, é muito mais difícil”, conclui Maria.
Beatriz Lara – 7° Período
Revisão: Bárbara Souza
LEIA TAMBÉM: Eleições nos EUA: A escolha dos brasileiros que participam
Pingback: Joe Biden é eleito o novo presidente dos Estados Unidos | Agência UVA
Pingback: Após 24 anos, democratas voltam a vencer no Arizona | Agência UVA
Pingback: “Precisamos avançar muito na pauta da temática trans”, dizem Linn da Quebrada e Mariah Rafaela | Agência UVA