Educação

MEC abre 50 mil vagas remanescentes do Fies 2020/2

Inscrições já estão abertas e os três primeiros dias serão destinados a cursos prioritários

Começam nesta terça-feira (6) as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/2. O Ministério da Educação (MEC) abriu 50 mil vagas e os candidatos que não estão matriculados no curso pretendido têm até o dia 13 de outubro para se inscreverem. E ainda, aqueles aspirantes às vagas que já estão matriculados no curso pretendido, terão até o dia 13 de novembro para realizarem as inscrições.

As inscrições são realizadas pelo site: http://fies.mec.gov.br/

As 50 mil vagas remanescentes são as que não foram ocupadas durante os processos seletivos regulares do Fies do ano de 2020 e não será cobrada nenhuma taxa de inscrição dos candidatos. Nos três primeiros dias de inscrições (6 a 8/10), conforme determina as normas do Fies, as vagas ofertadas serão para cursos prioritários, como Saúde, Engenharias e Ciências da Computação e Licenciaturas.

Para concorrer às vagas, o candidato precisa ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos, ter feito o Enem a partir do ano de 2010 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos sem ter zerado a redação.

Os candidatos que não poderão candidatar-se às vagas são aqueles que já estão fazendo uso do financiamento ou que já tenham feito e não tenham quitado a dívida.

Para mais informações: Edital Fies Vagas Remanescentes

O Fies é um programa do Ministério da Educação que oferece a estudantes com menor renda financiamento de cursos em instituições privadas. Como é o caso do Designer Gráfico e Animador, Weverton Succini, 25 anos, que conseguiu cursar o ensino superior através do Fies. “Através do financiamento, pessoas que desejam cursar o ensino superior para ingressar no mercado profissional conseguem ter a chance de estudar em uma faculdade de qualidade de forma mais fácil”.

“Os meus pais não tiveram as mesmas oportunidades que eu e, por isso, não conseguiram ingressar em uma Universidade”, conclui Weverton.

Weverton Succini. Foto: Arquivo pessoal

LEIA MAIS: EaD: solução distante de boa parte da população brasileira

Em dezembro de 2017 o Fies sofreu mudanças no modelo de financiamento e foi dividido em três categorias: a modalidade I (Fies) que tem baixo custo, zero juros e é destinado a estudantes com renda familiar bruta de até três salários mínimos; a modalidade P-Fies (segunda e terceira categoria) com o financiamento mais caro que a modalidade I, porém com custos menores que do mercado, sendo ofertado pelas instituições financeiras, mas com recursos públicos. E para obter o P-Fies o candidato pode ter até cinco salários mínimos.

Weverton fez uso do Fies na modalidade I e diz que o programa ajudou no ingresso e na permanência dela numa universidade privada. “O Fies foi importante na minha vida e ajudou a facilitar a minha permanência na faculdade financiando as mensalidades dos meus estudos”.

As condições de financiamento são três: a fase de utilização, que o estudante paga o valor máximo de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) a cada três meses durante o período de duração do curso; a fase de carência, em que o estudante terá 18 meses após a conclusão do curso para quitar a dívida; e a fase de amortização, que consiste em quando encerrado o período de carência, o débito ser dividido em até 12 anos.

Saiba mais em: Portal Fies

LEIA MAIS: Educação conta com as plataformas virtuais para a sequência das aulas durante a quarentena

LEIA MAIS: Educação não será mais a mesma depois da pandemia

Alessandra Borges- 8ª período

2 comentários em “MEC abre 50 mil vagas remanescentes do Fies 2020/2

  1. Pingback: Governo do Estado prorroga medidas restritivas até dia 20 | Agência UVA

  2. Pingback: Mudanças e desafios das eleições municipais durante a pandemia | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s