Os professores têm se desdobrado para realizar seu trabalho em meio ao isolamento social causado pela pandemia de Coronavírus. Para que os alunos não perdessem o ano letivo, os docentes buscaram formas de levar o ambiente da sala de aula para a web.
Tarefa que a professora Isabele Moreeuw, de 22 anos, que leciona no Curso PPJ e no Pré Vestibular Social Santo Antônio, vem realizando. Usando a tecnologia a seu favor, ela encontrou um programa no qual pudesse ver e ouvir seus alunos: “Achei o Google meet, no qual eu faço slides e comento a matéria. Faço uma lista de exercícios, mando na nossa sala no Classroom e eles me enviam as respostas”. Ela ressalta que no curso não encontrou problemas para a virtualização de suas aulas, mas que no pré vestibular foi diferente: “Tivemos que fazer uma pesquisa para saber se todos os alunos tinham acesso à internet e se esse acesso era bom”.
A única orientação recebida por Isabele foi de que deveria lecionar no horário indicado. A falta de informações sobre o processo de virtualização aplica-se também aos responsáveis pelos alunos, como aconteceu com Vivian Albuquerque, de 34 anos, e Rosângela Gredilha, de 31 anos. As duas mães foram informadas por aplicativos de mensagens: “Pelo whatsapp recebi a informação de que no horário de início das aulas seria enviado um link para acesso ao Zoom e que o aluno deveria estar de uniforme”, afirma Rosângela. No caso de Vivian, a escola informou somente o horário, data de início e a plataforma que seria utilizada.
Com filhos na faixa dos 10 e 11 anos, as responsáveis se preocupam com o impacto das aulas virtuais no rendimento dos alunos: “Talvez a quantidade de hora/aula e o conteúdo letivo não se enquadrem no planejamento que está sendo realizado”, confessa Vivian. Apesar disso, as mães admitem que os filhos não tiveram dificuldades na adaptação e acham as aulas online divertidas”.
As preocupações chegam também aos professores, que se dedicam para amenizar esse momento difícil: “Procuramos conversar sempre com eles e principalmente mostrar nosso rosto na webcam para que os alunos não se sintam tão distantes de nós”, diz Isabele. Mesmo forçados a se adaptar, os docentes criaram um novo método de ensino que poderá ser ampliado para melhor desenvolvimento dos alunos e do ensino. É o futuro da educação se apresentando.
*Matéria produzida pela aluna Letícia Pessôa para a disciplina Teoria e Técnica da Notícia, ministrada pela professora Maristela Fittipaldi.
Parabéns, Letícia!!!!