Da sala de aula Multimídia

Alunos da disciplina de Jornalismo Especializado criam programa sobre o Rio

Programa passeia por cantos importantes do centro do Rio, contando as histórias da cidade

Durante o semestre de 2021.2 foram realizados uma série de trabalhos para as disciplinas do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida, e um deles se destacou. Chamado de “Revista Carioca”, o programa foi realizado para a disciplina de Jornalismo Especializado, ministrada pela professora Daniela Oliveira.

Os alunos Fernando Pieroni, Gustavo Teixeira, Iago Bastos, Khaio Lopes e Victor Hugo Serra montaram, juntos, um programa de variedades que mostra um pouco da história e dos locais mais especiais da cidade do Rio de Janeiro, que a tornam a “cidade maravilhosa” que o mundo conhece.

O primeiro episódio, apresentado por Victor Hugo Serra, passa por lugares bem populares como a Central do Brasil e a Escadaria Selarón, na Lapa, e mostra também os transportes públicos da cidade, tudo ao som de músicas características e tradicionais cariocas, e elementos da figura popular.

Além disso, com o auxílio de uma Guia de Turismo, Lorena Granato, o apresentador é guiado pelo centro histórico do Rio com todas as histórias que embalam os diferentes lugares apresentados ao longo do programa. E para compor, os alunos também adicionaram arquivos de imagens antigas da cidade.

A professora Daniela Oliveira conta um pouco sobre como foi o processo de produção dos programas:

“Nesta disciplina, cada grupo recebeu a missão de criar um produto jornalístico com conteúdo piloto e temática livre. Então, teve grupo trabalhando com jornalismo esportivo, outro com cultural, produzindo desde podcast até revista impressa. Foram muitos trabalhos legais. O grupo do Revista Carioca se destacou, porque além de criar um material audiovisual incrível, focou no nicho regional, falando especificamente do Rio”, diz a jornalista.

Um dos componentes, o estudante Victor Hugo Serra que está no 8° período, conta que a ideia de falar sobre a cidade do Rio de Janeiro partiu dele, já que se interessa bastante do assunto, e foi desenvolvida com os demais participantes. Para ele, falar sobre a cidade é muito importante.

“O carioca gosta de escutar um pouco a história da cidade, e nada mais justo de começar esse episódio piloto por onde a cidade começou: no centro do Rio. Pois tem muita coisa para explorar, e muitas coisas que os próprios cariocas não conhecem”, diz o estudante.

Os dias de pré-produção, com reuniões de pauta com a guia turística para estabelecer o roteiro das visitas, assim como os dois dias de gravação e três de edição, foram suficiente para mostrar um pouco do novo e antigo Rio. Para Victor Hugo, que pretende levar o projeto adiante mostrando novas áreas da cidade, o reconhecimento é bem satisfatório.

“Quando a gente recebe um elogio, e as pessoas falam que gostaram, eu acho que é muito bom, porque falar da cidade é a gente procurar a entender a essência que a gente tem hoje em dia, que está entrelaçada com o passado. E falar do centro não é diferente disso”, diz ele.

Assista o primeiro episódio de Revista Carioca abaixo. Todos os produtos criados para a disciplina podem ser acessados aqui.

LEIA TAMBÉM: Alunos de Jornalismo da UVA elaboram podcasts de entretenimento

Bárbara de Souza – 8° período

0 comentário em “Alunos da disciplina de Jornalismo Especializado criam programa sobre o Rio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s