Saúde

Aulas de meditação proporcionam bem-estar durante quarentena

Praticar meditação é uma das maneiras mais eficientes de cuidar da saúde mental em tempos de coronavírus

Em tempos difíceis é preciso, mais do que nunca, ter calma e paciência para não deixar o seu psicológico ser afetado. Com esse objetivo em mente, muitas pessoas começaram a procurar novos hobbies e práticas que ajudassem a encarar os desafios da atual quarentena causada pelo novo coronavírus (Covid-19). Entre todas as alternativas disponíveis, a prática da meditação vem sendo uma das soluções que mais vem se destacando.

Vários estudos científicos já comprovaram que o hábito de meditar regularmente traz enormes benefícios para o bem-estar e a saúde do praticante. Ao todo, a meditação ajuda a melhorar a qualidade de vida de pacientes com dor crônica, insônia, câncer e depressão, além de reforçar a imunidade, reduzir o nível dos hormônios do estresse, a pressão arterial e o risco de contrair doenças do coração.

No entanto, assim como qualquer coisa na vida, meditar não é algo que se aprende do dia para a noite, principalmente se você não puder contar com o auxílio de um mentor para te ajudar pessoalmente. Diante da impossibilidade de sair de casa para participar de aulas presenciais durante a quarentena, a única maneira saudável e amplamente acessível de aprender sobre a meditação é usar a internet e as redes sociais.

LEIA TAMBÉM: Professores recomendam filmes, documentários e livros para a quarentena

Ciente do importante papel que essa prática pode exercer durante a quarentena, a professora de meditação, Andréa Araújo Moraes, vem realizando aulas online gratuitas todas as quartas-feiras no Instagram. “Estamos num momento energético muito denso, de muito medo e preocupação. A meditação contribui para elevar essas frequências energéticas. Trazendo mais fé e confiança”, explica.

Andréia praticando medicação – Foto: Reprodução/Instagram

“Estamos vivendo uma oportunidade de ressignificar! De se olhar, se perceber, olhar pra dentro. Nosso corpo, emoções, pensamentos… A meditação é um estado de presença. Nos traz para o aqui e agora. É estar conectado com o nosso eu superior, e assim estar mais consciente de nós mesmos”, diz

Além de ser especializada em fisioterapia, acupuntura e terapia holística, Andréa também é sócia fundadora do ETAC (Espaco Terapêutico Artes da Cura), onde lecionava aulas semanais de meditação antes da quarentena ser declarada no Rio de Janeiro.

Mesmo com a mudança repentina na rotina de seus antigos alunos, ela conta que a transição para o ambiente online vem apresentando ótimos resultados para todos. “Os alunos se sentem muito bem após as meditações. Não há diferenças na forma de tratar as aulas e, com as lives, mais pessoas podem participar”, ressalta.

LEIA TAMBÉM: Coronavírus: populares relatam problemas durante isolamento

Quem também está gostando bastante da ideia de realizar aulas online sobre meditação é o Eric Flor Francisco, sócio da ETAC especializado em fisioteratepia e terapia integrativa. Para ele, aprender cada tipo diferente de meditação foi algo que mudou completamente a sua maneira de enxergar a vida. “Me trouxe calma, concentração e ainda me deu a oportunidade de me curar e ajudar a curar o mundo”, relembra.

Eric também é professor de meditação na ETAC – Foto: Reprodução/Instagram

“A meditação é a arte de refletir sobre si mesmo, através de um profundo recolhimento e uma detalhada análise de nossas virtudes e nossos vícios, a fim de que seja possível a cada um de nós encontrar o remédio moral para cada debilidade que possuímos”, define ele.

Eric ressalta, porém, que de acordo com a sua experiência prática, ninguém fica calmo do dia para a noite com a meditação, pois é preciso de um tempo para se acostumar com a prática. “Ao organizar e harmonizar as suas características básicas, logo você perceberá coisas diversas no seu “eu”. Consequentemente, efeitos de menos agitação e diminuição da ansiedade serão notados”, explica.

Para aqueles que não conhecem nada sobre o assunto e querem começar a meditar, tanto Eric, quanto Andréia recomendam começar exercitando a sua concentração enquanto realiza afazeres cotidianos. “Quando for se alimentar, tente mastigar com consciência, sentir o alimento, os sabores, as texturas. Treine o estado da presença no agora. Respire e esteja atento a cada inspiração e expiração”, aconselha a professora.

Andréia e Eric organizam aulas toda quarta-feira no instagram da ETAC – Foto: Reprodução/Instagram

Outra boa dica é baixar os apps de meditação guiada como Calm ou Insight Timer, disponíveis nas lojas Apple Store e Play Store.

LEIA TAMBÉM: Governo muda tom da comunicação sobre Coronavírus

Rhuan Bastos / 7º Período

6 comentários em “Aulas de meditação proporcionam bem-estar durante quarentena

  1. Pingback: Coronavírus: Brasil passa dos 400 mil casos da doença | Agência UVA

  2. Pingback: Coronavírus: 26.754 mortos e 177.604 recuperados | Agência UVA

  3. Pingback: Insônia: especialistas dão dicas para melhorar a qualidade do sono | Agência UVA

  4. Pingback: Volta aos treinos na Gávea é uma atitude correta? Veja comentários de torcedores | Agência UVA

  5. Pingback: Brasil registra 526 mil casos de Covid-19 | Agência UVA

  6. Pingback: Coronavírus: Brasil perto de 1 milhão de casos confirmados | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s