Comunicação

Google altera algoritmo para destacar reportagens originais

Medida beneficia o trabalho da indústria da informação ao passo que garante acesso à notÍcias mais confiáveis e bem-apuradas

Um dos problemas enfrentados pelo jornalismo na atualidade, a rápida propagação que um conteúdo pode tomar no universo virtual, desprivilegia o esforço, tempo e recurso de profissionais e empresas que visam reportagens relevantes para a sociedade. A fim de mudar essa situação, a gigante Google divulgou que está realizando uma alteração em seu algoritmo (sistema automatizado) de pesquisas para privilegiar reportagens originais. O autor do anúncio, que foi realizado na versão brasileira do blog da empresa na última quinta-feira (12), foi o vice-presidente da companhia, Richard Gingras.

Ele garantiu, na publicação, que os artigos que apresentam uma pesquisa original e exaustiva ganharão a nota mais alta atribuída pelos consultores da Google. “A forma de classificar as notícias que aparecem no resultado da busca foi atualizada e houve mudanças nas diretrizes dos nossos classificadores. Isso ajuda a identificar melhor os conteúdos originais, dar mais destaque a eles e assegurar que apareçam por mais tempo”. Richard ainda destacou que a mudança auxiliará a plataforma a colher mais opiniões, o que concederá mais capacidade para os algoritmos destacarem tais conteúdos.

Logo da Google (Ilustração: Pixabay)

Outro ponto a ser valorizado pelos sistemas automatizados da Google será a reputação dos veículos, isto é, as empresas jornalísticas. Segundo o executivo, esse tipo de reconhecimento se dará pelo histórico de reportagens de alta qualidade ou recebimento de prêmios da área, como o estadunidense Pulitzer. Para a professora de jornalismo da UVA, Maristela Fittipaldi, a iniciativa favorece as produções de cunho investigativo. “É uma vitória para o jornalismo bem feito, bem elaborado e aprofundado, e inclusive, pode ser ainda um antídoto contra a disseminação de fake news. Garantir credibilidade às informações veiculadas sempre foi a função mais nobre da profissão”, afirma.

Jornalistas do veículo The Intercept Brasil
comemoram a iniciativa nas redes sociais

Outro ponto ainda a ser explicado pela empresa é como as novas medidas devem afetar o jornalismo de médio e pequeno porte, sobretudo os veículos novatos e independentes. Entretanto, não há dúvidas de que a preocupação com a manutenção dessa atividade primordial para a democracia tem aumentado. “As atualizações criadas oferecem aos usuários uma compreensão mais profunda das comunidades em constante mudança, e do debate gerado por elas”, escreveu o vice-presidente da Google na nota. Vale lembrar que, nesse primeiro momento, a novidade estará disponível apenas em inglês. Posteriormente, ela se estenderá para o português e demais idiomas.

Leandro Victor – 7º período

0 comentário em “Google altera algoritmo para destacar reportagens originais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s