O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 ocorreu no último domingo (21) e contou com questões de linguagens, ciências humanas e redação. A Agência UVA conversou com alguns estudantes sobre o exame, que se mostraram surpresos com o material recebido. Nas redes sociais a repercussão com relação ao tema da redação, por exemplo, também foi grande.
Sendo o Enem a principal porta de entrada para a vida acadêmica, tanto em instituições públicas quanto em privadas, o conteúdo apresentado nas provas é tema de análise e é observado com atenção por estudantes, professores e instituições.
Em conversa com Rafael Peixoto e Isabela Ferreira, alunos da 3º ano do ensino médio entrevistados pela Agência UVA antes do ENEM, os estudantes deram suas perspectivas sobre a prova e sobre a redação. Para Rafael, a prova pode ser resumida a uma palavra: surpreendente.
“Em relação à prova, acabei me surpreendendo. Pensei ser mais difícil e desgastante, porém ela mostrou ser simples e bem resumida”, contou. Mesmo após um balanço feito pelo Inep, constando que o Exame Nacional do Ensino Médio apresentou cerca de 26% de abstenção, o ministro da Educação definiu a prova como um sucesso.
A redação teve como tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” e foi muito comentada por alunos, professores e internautas nas redes sociais. A estimativa do IBGE é de que três milhões de brasileiros não possuam registro civil, perdendo o acesso a diversos benefícios envolvendo a cidadania. Rafael pensa que o tema ousou em criatividade e amplitude da abordagem.
“O tema da redação foi bem criativo e é um assunto onde podemos falar sobre muitas coisas. Mostrou um leque de possibilidades de intervenções e formas de tentar resolver os problemas”, disse o jovem.
Para Isabela, não foi diferente, já que também foi pega de surpresa. Para a estudante a prova foi cansativa e que o fato de não ter realizado a prova em anos anteriores, a influenciou.
“O tema da redação foi um tema que me surpreendeu, pois era um assunto que eu não esperava. Já a prova teve bastante texto, foi cansativa… pelo fato de eu não ter feito o Enem, senti um grande impacto”, falou a aluna.
Nas redes sociais internautas comentaram bastante sobre o exame. As abordagens variavam, pois ao mesmo tempo em que o Enem era recebido com sátiras, a seriedade também marcava presença.
LEIA TAMBÉM: Com o Enem a caminho, professor e alunos compartilham suas percepções sobre o exame
Enem 2021
O segundo dia está programado para o próximo domingo (28), dessa vez possuindo ciências da natureza e matemática, e com menos tempo de prova já que neste dia não terá a redação, então os alunos terão cinco horas para responder as 90 questões objetivas.
Mas para os alunos que faltaram o primeiro dia, como em caso de terem contraído doenças infectocontagiosas, como a própria Covid-19, poderá ser feito um pedido de reaplicação da prova entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro.
LEIA TAMBÉM: STF reabre inscrições do Enem para estudantes isentos da taxa de inscrição
Natally Valle – 2° período
Com revisão de Bárbara Souza – 8° período
0 comentário em “Alunos comentam sobre o primeiro dia de Enem”