Geral

Confira as atrações da quarta-feira (04) na Bienal do Livro

Sexto dia de evento, tem nomes como Maurício de Sousa e Elza Soares em destaque

Maior evento literário, a Bienal do Livro segue trazendo milhares de pessoas para o Riocentro, na Barra da Tijuca. Diversas atrações para todos os públicos agitam a feira no sexto dia de evento.

Pela estrada a fora…

O primeiro evento da quarta-feira (4) será a apresentação do grupo ‘’ Lona na Lua’’ com seu espetáculo ‘’ Os mistérios da floresta’’, que acontecerá no pavilhão laranja das 11h às 11h15. Reunindo crianças e adolescentes, o coletivo de associação cultural sem fins lucrativos promete usar arte, música, dança e poesia para reencarnar o espírito da natureza e das florestas. A apresentação é livre para todos os públicos.

Ainda no pavilhão laranja, as crianças seguem como destaque na Bienal. Contando com a presença da escritora Lucimar Rosa dias, no painel “Contação de História: Azizi’’, a autora e criadora da personagem Azizi conta que tem como pano de fundo os dilemas e questões de adoções inter-raciais. A atração será das 11h30 às 12h.

A programação no pavilhão laranja retorna às 13h15, com Sandra Saruê, autora do livro “A Casa na Praia’’, em um bate-papo com sessão de autógrafos. Depois, às 15h, em “Contação de História: Contos de Fadas, histórias para toda a vida’’, a autora Lia Neiva, apresentará histórias inusitadas que ficarão marcadas na memória de todos os presentes.

Outra sessão de autógrafos se inicia às 16h30. Dessa vez, o convidado é Marco Haurélio, autor do livro “A Jornada heroica de Maria’’. Já no fechamento do pavilhão, às 17h45, ocorre o lançamento do livro “O Dinossauro Iogue’’, parte da série de histórias de Cris Motta, que ensina fundamentos da Ioga para crianças, com histórias lúdicas e divertidas.

 Café Literário

 Já no pavilhão azul, às 13h, haverá atrações para amantes da cultura oriental. Reiko Okano, autora do mangá Fancy Dance, quadrinho que apresenta monges budistas em uma sociedade moderna, discute como obras atuais representam a cultura tradicional japonesa no bate papo “A espiritualidade da cultura japonesa representada nos mangás’’.

Em sequência, o bate papo mediado pela atriz e dramaturga Karen Acioly, traz as escritoras Tânia Zagury; Fernanda Rodrigues e Lucimar Rosa para uma conversa sobre como as famílias tratam de novos assuntos, como gênero, tecnologia e modelos de sociedade em “O Século XXI para Pais e Filhos’’.

A terceira atração do Café Literário na quarta-feira, será o papo “A beleza que vem do Japão’’. O país, que está sendo homenageado na atual edição da Bienal, é um símbolo da mistura entre tradição e modernidade, e segue sendo fonte de grande influência literária no mundo todo. Em conversa mediada pela pesquisadora especialista em cultura nipônica, Sônia Luyten, os autores Lúcia Hiratsuka, André Kondo e Angel Bojadsen, falam sobre todo esse impacto cultural japonês

Para fechar a programação do Café literário do dia 04, às 19h, Martinho Da Vila e Elza Soares debatem questões como racismo, violência e feminismo no painel ‘‘Muito além da música’’, que conta com a mediação do jornalista Zeca Camargo.

Arena #SemFiltro

No pavilhão verde, às 11h, acontece uma parceria da Bienal Internacional do Livro com a Festa literária das periferias (FLUP). É a quarta edição do Slam colegial, que conta com a participação de oito escolas públicas do ensino médio no Rio de Janeiro, para uma competição de poetry slam, na qual o público escolhe os três vencedores com seus poemas autorais.

Um dos grandes destaques desse sexto dia de evento é um bate-papo com o elenco do filme “Ela disse, Ele disse’’. Contando com a presença de Maísa Silva, Thalita Rebouças, Fernanda Gentil, Bianca Andrade e Tatiane Ingrid Adão, a conversa tem a mediação da cineasta Letícia Pires.

Já no início da noite, a atração final fica por conta de ‘’Você é o que lê’’,  projeto que reúne crônicas dos autores Xico Sá, Gregorio Duvivier e Maria Ribeiro irá virar livro pela editora Todavia. No papo, o trio conversa sobre os hábitos e universos dos aficionados pela leitura.

Encontro com autores

No pavilhão verde, às 15h, os mangás continuam com grande destaque na programação da bienal. Em um bate-papo com Maurício de Souza, Macoto Tezuka (Filho de Ozuma Tezuka, considerado o pai do mangá moderno), falam da relação cultural que esses quadrinhos proporcionam entre os dois países na atração “Conexão Brasil-Japão através do universo dos quadrinhos’’.

A convidada seguinte é a jornalista e youtuber Nathalia Arcuri. Fenômeno na internet com vídeos falando sobre economia e saúde financeira, Nathalia explica sobre como poupar e utilizar melhor o dinheiro para uma maior estabilidade nos gastos.

Felipe Pereira – 8º Período

0 comentário em “Confira as atrações da quarta-feira (04) na Bienal do Livro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s