Geral

Kapersky alerta usuários sobre utilização de versões antigas do Windows

Clientes podem ter seus dados vazados pela falta de segurança presente nessas versões

A empresa de segurança digital Kapersky realizou um estudo que revelou que uma grande parcela de usuários continuam utilizando versões de sistemas operacionais antigos do Windows ou com o tempo de vida útil no fim, os quais oferecem riscos de segurança. Entre os dispositivos analisados, existem alguns que ainda possuem o Windows Xp e o Vista instalados.

Os pesquisadores da Kapersky coletaram dados da rede de segurança da própria empresa que mostravam qual o sistema operacional que os clientes utilizavam. Os resultados mostraram que 41% dos consumidores domésticos ainda usam sistemas defasados.

Gráfico mostra versões de sistema operacionais usados em diferentes segmentos. (Foto: Reprodução/Kapersky)

Ao focar em versões específicas do Windows, é possível observar que 0.3% dos consumidores domésticos e 0.2% de microempresas preferem seguir com o Windows Vista, que já teve o seu suporte encerrado pela Microsoft há sete anos. Ao analisar as empresas, os números seguem parecidos. 40% das microempresas e 48% das médias empresas ainda contam com sistemas obsoletos.

Já o Windows 7, segue sendo o sistema operacional antigo mais utilizado, tanto para o consumo pessoal, quanto para negócios, apesar de já ter sido anunciado que o suporte oferecido pela Microsoft será encerrado em janeiro de 2020.

Para João Vitor Martins, estudante de sistemas de informação, as péssimas experiências que teve com os sucessores do Windows 7 fizeram com que ele permanecesse utilizando esse sistema operacional. “O Windows 8 foi muito problemático, devido a mudança que apresentou em sua interface. Já o Windows 10, veio cheio de erros de incompatibilidade. Por muito tempo, o Windows 7 foi a nossa melhor opção”, conta o estudante.

Lançado em 2009, o Windows 7 é um dos sistemas operacionais mais prestigiados da Microsoft. (Foto:Reprodução/Microsoft)

O gerente de soluções empresarias da kapersky, Alexey Prankatov, explicou em publicação do site da companhia, que muitas pessoas não atualizam os sistemas operacionais, porque o software em vigor não suporta as versões mais recentes ou mesmo por hábito. Vale ressaltar que permanecer com um sistema operacional defasado pode custar muito mais caro do que a migração para um sistema mais recente.

A Microsoft ofereceu a todos os usuários do Windows 7 e 8, por tempo limitado, a oportunidade de atualizarem os seus computadores para o Windows 10, seu sistema operacional mais novo.

Breno Silva – 7° período

0 comentário em “Kapersky alerta usuários sobre utilização de versões antigas do Windows

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s