A empresa de segurança digital Kapersky realizou um estudo que revelou que uma grande parcela de usuários continuam utilizando versões de sistemas operacionais antigos do Windows ou com o tempo de vida útil no fim, os quais oferecem riscos de segurança. Entre os dispositivos analisados, existem alguns que ainda possuem o Windows Xp e o Vista instalados.
Os pesquisadores da Kapersky coletaram dados da rede de segurança da própria empresa que mostravam qual o sistema operacional que os clientes utilizavam. Os resultados mostraram que 41% dos consumidores domésticos ainda usam sistemas defasados.

Ao focar em versões específicas do Windows, é possível observar que 0.3% dos consumidores domésticos e 0.2% de microempresas preferem seguir com o Windows Vista, que já teve o seu suporte encerrado pela Microsoft há sete anos. Ao analisar as empresas, os números seguem parecidos. 40% das microempresas e 48% das médias empresas ainda contam com sistemas obsoletos.
Já o Windows 7, segue sendo o sistema operacional antigo mais utilizado, tanto para o consumo pessoal, quanto para negócios, apesar de já ter sido anunciado que o suporte oferecido pela Microsoft será encerrado em janeiro de 2020.
Para João Vitor Martins, estudante de sistemas de informação, as péssimas experiências que teve com os sucessores do Windows 7 fizeram com que ele permanecesse utilizando esse sistema operacional. “O Windows 8 foi muito problemático, devido a mudança que apresentou em sua interface. Já o Windows 10, veio cheio de erros de incompatibilidade. Por muito tempo, o Windows 7 foi a nossa melhor opção”, conta o estudante.

O gerente de soluções empresarias da kapersky, Alexey Prankatov, explicou em publicação do site da companhia, que muitas pessoas não atualizam os sistemas operacionais, porque o software em vigor não suporta as versões mais recentes ou mesmo por hábito. Vale ressaltar que permanecer com um sistema operacional defasado pode custar muito mais caro do que a migração para um sistema mais recente.
A Microsoft ofereceu a todos os usuários do Windows 7 e 8, por tempo limitado, a oportunidade de atualizarem os seus computadores para o Windows 10, seu sistema operacional mais novo.
Breno Silva – 7° período
0 comentário em “Kapersky alerta usuários sobre utilização de versões antigas do Windows”